Leopoldo Moura Jr.
- “Difícil entender o que acontece com Adilson Batista nos momentos decisivos. Considero que o Cruzeiro jogue, em muitos momentos, o melhor futebol do Brasil, e considero isso desde que o ano começou. Mas na hora do vamos ver…”
A frase em epígrafe não foi dita por um cruzeirense “corneta”, mas por Gilberto Gil Camargo, criador do Futiba -aqui mesmo no PHD, em 03nov09.
Infelizmente, os fatos dão razão ao Gilberto Gil. E, espero, que não dêem mais. Torço para que, daqui pra frente, as coisas sejam diferentes.
Lembrando que os problemas do Cruzeiro não se resumem ao técnico, já debatemos muito a respeito do treinador celeste.
E não quero repetir os argumentos por mim levantados, aqui no PHD, no post “Os Sete Pecados Capitais de Adilson Batista”, em 10set09 e em outros comentários.
Além disso, não tenho a pretensão de explicar, exatamente, o que acontece (ou acontecia) “na hora do vamos ver”.
Nem quero que as coisas dêem errado para que eu possa comprovar o meu ponto de vista de que deveríamos mudar o treinador.
A única tese que defendo é a da cruzeiridade, algo tão importante na minha vida que não sei o que é torcer contra a azul estrelada.
Torço para que o Adilson supere o que percebo como insegurança e que também seja mais tolerante às críticas –faz parte do ofício.
Por fim, àqueles que só estão esperando o Cruzeiro sair da seca e ganhar títulos expressivos para me mandarem um sonoro “Toma!”, já tenho a resposta pronta: o Adilson, inteligente que é, aprendeu com as críticas!
Leopoldo Moura Jr., 53, cruzeirense, analista de tributos, nasceu e mora em Belo Horizonte.
Tags: Adílson, Belo Horizonte, Brasil, Comentários, corneta, Cruzeiro, futebol, futiba, Gil, Gilberto, Gum, PHD, técnico, títulos, tributo
Sua ultima frase vou entender como uma piada… ehehehehe. Mas é óbvio que AB tem muito que aprender, crescer, burilar. Mas por outro lado acho que ele é o melhor que tivemos desde o sucesso, como treinador, do Luxa no CEC em 2003. Quanto a hora H, AB tem tanta responsabilidade quanto nas grandes viradas, qto ao sair de 17º a quase beliscar o titulo, a chegar na final da LA: ou seja, imporância relativa e parcial. Já sobre a cruzeiridade, penso da mesma forma. É algo inexplicável mas que entendo cada letra! Valeu! Cruzeiro, SEMPRE!
Pros secadores é assim: se ganha, méritos dos jogadores, se perde, culpa do Adilson. E agora começaram a repetir essa baboseira de decisões. Cada hora inventam uma coisa. Mas, os cães ladram…
Se você provar que o Leopoldo é secador eu dou três piruetas na praça sete. Aliás, se você provar que conhece mais de Cruzeiro, da História do Cruzeiro e que tem o sangue mais azul que o dele, faço 40 ao invés de três. Abandone esse recalque e essa puerilidade de que os críticos são secadores.
-Pronto, agora não respondo mais quando este ser limitado escrever.
Vamos listar todas decisões que o Adilson participou como técnico do Cruzeiro ou vamos ficar no chutômetro generalizado com base na Libertadores?
Mineiro, Bimbo, Mineiro: venceu. Libertadores: perdeu. Fases intermediárias da Libertadores: 3 vitórias, uma derrota. Bom restrospecto.
Adilson que aprende ou time que se qualifica? Os que não gostam do AB é que nunca admitirão que estão/estavam errados, mas sim que o treinador mudou, o que é cumulo do ridiculo. Já que o Adilson de acordo com eles tem que aceitar as criticas, pq eles não podem aceitar que estão/estavam errados? Depois o cabeça dura é o treinador, vai entender…
Ah, é claro. Porque ele entrou aqui já com conhecimentos de um grande mestre. Não teve evolução nenhuma em 2 anos de Cruzeiro (TIME GRANDE), óbvio.
Andre, as pessoas evoluem. Pra mim o Adílson inventava muito em seus primeiros meses, e passou a inventar menos. Time com 0 (zero) atacante foi ele quem me mostrou pela primeira vez. Hoje, ele arma esquemas defensivos bons mas que raramente abdicam totalmente do ataque como antigamente.
Cúmulo do ridículo é você querer definir uma verdade extrema. Os críticos tiveram algumas teses provadas erradas e o técnico teve evolução. Achar que as coisas são sempre ou uma ou a outra é coisa de gente limitada.
Adilson Batista amadureceu a olhos vistos no Cruzeiro! Este foi um dos importantes fatores que a diretoria cruzeirense considerou para renovar seu contrato. Espero que 2010 seja sua redenção, bem como do Cruzeiro. Ele é um trabalhador dedicado. E espero que tenha aprendido a lição da Libertadores: confiar ainda mais nas suas convicções. Quando decidiu permanecer com Wagner em campo ao invés de colocar Elicarlos para anular o Verón, ele foi com a maioria e manteve seu emprego. Quem sabe, se tivesse tomado decisão diferente estaria com o título. Ou também estivesse longe do Cruzeiro nesta altura considerado como o culpado pela perda do título. Vamos aguardar as duas últimas rodadas e o ano vindouro.
Se o Adilson aprender a armar um esquema defensivo decente, já terá feito um grande progresso. Ô defesa que marca à distância e deixa o adversário receber a bola, parar, olhar, pensar…
Mas ele nao era retranqueiro???
Jorge Santana, você só publica o que lhe convém?
Não. Publico as besteiras que vc escreve também.
Ahahahahahahahaaa… toma!
Principalmente quando o time perde, ou empata, ou cai na tabela. Quando ganha, some prá Capitinha onde até hoje não chegou a internet…
Toma!
Puts, heheheh, Mas também, olha a pergunta do cara. Até parece que o JS barra alguma coisa….
AB é muito bom. Pode-se não gostar de uma ou outra opção tática, ou do seu humor, ou de não ter deixado o saudoso Sorín entrar mesmo manquitolando na final da LA (meu caso), mas os números e a dedicação provam que ele é acima da média. Agora, que se pare com essa coisa de malhar elenco quando perde. tem é que cobrar desse elenco e do próprio treinador a diminuição da margem de erro. Afinal, o treinador monta e consente o elenco que tem. Nada garante a vitória, mas a obsessão pela inexistente perfeição faz ela ficar mais próxima.
Querendo ou não, fato é que 2010 será o ano decisivo pro AB no Cruzeiro. Ou ganha um título de expressão, ou a pressão vai ser enorme e ele vai acabar saindo no final. Óbvio que não aprovo essa visão simplista, mas tenho uma impressão de que será assim….
Eu acho que um técnico de futebol, no dia em que parar para escutar as criticas de torcedores e jornalistasao invés de seguir suas convicções, estará fadado ao fracasso.
Concordo.
Eu entendi o tolerante como ” distribuir menos patadas” … tipo Abap light… nao como absorver as baboseiras q falam, principalmente pq pouco se discute de tatica e futebol propriamente dito. Sao sempres perguntas vagas e comentarios genericos de pessoas q viram o jogo mas nao conseguem entender o que aconteceu.
Agora sou eu que concordo, e olha que esse Frede costuma só falar bobagem… Parabéns dessa vez.
Obrigado. O time está embuído e coeso na interpretação do texto!
Ou estará fadado ao sucesso se ouvir as críticas construtivas, pesá-las e avaliá-las para ver no que pode melhorar o seu trabalho.
Eu, se tivesse uma tarefa difícil, gostaria de gente me ajudando, mas de modo controlado, claro.
Ele não fica jogando Winning Eleven na beira do campo não. Se Kléber perde gol debaixo da trave, se Magrão escorrega e deixa o atacante passar, se TH cai sentado na frente do atacante dentro da área, ele não tem culpa…
Tem culpa parcial. Culpa começa no ZZP e vai até os jogadores. AB mesmo se culpou por ter vacilado qdo pensou em por o Elicarlos para “anular” (ou tentar anular) o Veron. Todos tem uma parcela de culpa. Até a torcida que sentiu o drama e não apoiou como devia. E digo isso porque eu mesmo desmoronei naquela final e não consegui minha infima parte… Não dá pra achar um bode expiatório!
Parcela. Tem gente que o culpa por TUDO que não dá certo. Quando ganha, é jogador A e B que ajudaram, quando perde é o AB…
Não era prá ser nossa. Pt final…
Há sempre mesmo que ter um culpado como se toda derrota fosse um crime e nao fizesse parte do futebol? Sempre tem que se apontar um acusado?
Adilson não aprendeu NADA com as críticas pelo simples fato de que as críticas foram absurdas. Como é que se aprende alguma coisa sendo chamado de “pardal”, “teimoso”, “medroso” e afins???? Como é que se aprende algo da imprensa mineira que pensa que o Cruzeiro tem o melhor time do mundo e basta “partir pra cima” pra ganhar tudo???? Ele amadureceu com a própria convivência com o clube. Ainda tem que aprender a se comunicar e se expressar melhor, problema considerável pra todo treinador atual.
DE volta… Parece que o Cruzeiro fechou mesmo com o BMG. Pelo menos não levaremos 5 meses prá anunciar o parceiro. A demanda do Estudiantes ficou só no blá, blá, blá. Menos mal. Tapetão é froids. E as especulações rolam soltas sobre contratações. O que me preocupa na formação do elenco para o ano que vem são partidas (?) como tivemos o desprazer de apreciar no último sábado. Sem opções não dá. Mesmo com Guerrón, o Cruzeiro carece de peças prá mudar o estilo de jogo. Não coloco ai etiquetinhas, nem tenho coragem de sugerir nomes devido ao inflacionado mercado . Só espero que para o ano acertemos mais nas contratações e o nosso DM fique sempre em férias. Até o AB discutiu isso hoje com os resposáveis pela área…
Onde vc viu que fechou com o BMG? Ainda tenho esperança que se trata de um golpe do ZZP.
Amigão… voltando prá casa agora, não tem jeito de não ouvir a rádio câncer. Só ela “entra” depois do Alphaville. Quem falou isso foi um daqueles dois malas que hoje puxaram o s@co do Adilson até não querer mas…
Será que o valor é o mesmo do patético? Espero que seja maior, pela marca do Cruzeiro. Quanto à Libertadores, o Cruzeiro precisava de advogado para saber que as datas de inscrição da AFA são diferenciadas?? E por que a FIFA falou que estava irregular? Não há um prazo de inscrição ditado pela Conmebol? Coisa estranha…
Acho que é igual no campeonato Brasileiro… Fecha a janela para as inscrições internacionais mas permancem as internas…
Fechou mesmo? Lá vem o “salto alto” de novo…hehehe…
O trabalho do Adílson é muito bom. Com ele o clube tem obtido bons resultados com investimentos moderados. Mas não vejo motivo algum pra condenar quem o critica. Afinal, somos ou não cento e tantos milhões de técnicos de futebol? Somos. E somos palpiteiros de mão cheia também. Então, deixa o pessoal falar à vontade. Ao debate!
Jorge… esse é o diferencial da crítica para o “criticar por criticar”. Eu sou muito abordado por defender os números, a performance do nosso treinador. Ante o investimento, os números dele são bons e quem não quer ver isso ou é míope ou muito mal intencionado. No desenrolar da resenha, listo os ataques dos 6 primeiros colocados do campeonato e TODOS concordam que o nosso, sem o Kleber, é disparado o mais fraco. Ai eu arremato: “Pois é, como vencer sem marcar gols. Confiando sempre no Leonardo Silva???” Ai acaba a resenha. Alguns mudaram de opinião. Outros não. Alguns já adiantaram que vão tirar férias. ÓTIMO. Chega de torcedor que só vai na boa. vamos ficar somente com os doentes que realmente apoiam o time mesmo nas derrapadas…
Minha briga é pra mostrar que o Cruzeiro não está mais no andar de cima. Não tem grana pra competir com os clubes mais ricos. Agora, tem de ser na manha. Muito trabalho, parceria com a torcida, time entrosado etc. Não adianta blefar. O SPFC paga pra ver e a gente não terá mais que uma trinca de oito pra exibir. E pra voltarmos a competir na gastança, só arranjando sócio rico ou dezenas de milhares de sócios pobres. Sócios do clube. Sócios incondicionais, não apenas sócios do futebol. E isto não vai acontecer tão cedo. Sendo assim, temos que reaprender a torcer. Não adianta ficar falando dos Anos 90 ou de 2003. Estamos em outros tempos. Quem não gostar, tem de pedir pra parar e descer.
Esse comentário merecia ser post.
All-in!
Mas a galera nao aceita: Medalhoes já!
JS, vc joga poker? To querendo comprar as fichas mas ainda nao tenho um numero bom de jogadores disponiveis…
Concordo com tudo que você disse, apesar de, no fundo, não querer concordar. O simples às vezes é imperceptivel. E a verdade, apesar de ser simples é duro de ser aceita.
Concordo com tudo que você disse, apesar de, no fundo, não querer concordar. O simples às vezes é imperceptivel. E a verdade, apesar de ser simples é duro de ser aceita.
este é um comentário bem equilibrado. Só acho que nos anos 90 ganhavamos com muito trabalho, parceria com a torcida, time entrosado etc. depois o salto ficou meio alto.
JS, entendo que somos a Fiorentina da Itália, o Valência da Espanha, o AZ Alkmaar da Holanda e outros times, que sempre brigam na ponta de cima, mas não são os melhores times do seus respecitvo país, estão entre os melhores, destacam-se com excelentes campanhas mas não tem o maior poder econômico, não tem o melhor plantel, etc…Eu assino embaixo disto, mas não nego que continua sendo possível buscar títulos e trazer alegria a torcida. Não com a frequência de sempre, mas com uma frequência menor, já que os campeonatos loucos de antigamente acabaram! É muito mais complicado ser campeão disputando três títulos ou quatro em um ano, do que 5 ou 6 como era antes.
Agora… Tem certos “torcedores” que, prá esses, não tem jeito. Real ou virtualmente falando. Já estão com a cabeça feita e prá esses não tem argumento. Portanto, prá esses vai um sonoro:
“P A S S O!!!”.
Quando cismo que o cara já está “manipulado”, nem perco meu tempo. E sugiro aos amigos o mesmo. Prá que bater boca com carinhas que, em tese, torcem pro mesmo time e desejam o bem prá esse time mas, democraticamente, discordam de vc?
Melhor deixar prá lá. Vamos focar nos adversários de fato, os correligionários do nobre amigo JCD ( Caaaaaaaalma, não o
João Chiabi Duarte mas José Carlos Damasceno. rsrsrs..)
COncordo com a parte da tolerancia as críticas. Nao concorde de forma alguma com essa de insegurança. A final da libertadores, que eu nao gosto nem de lembrar, teve mais erros individuais do que de tatica. E querendo ou nao, na final sobressaiu o cara mais diferenciado em campo…
Axo que o gde desafio do AB pra temporada vindoura será justamente passar um pouco mais de espirito de decisão e malandragem pra esse time, de modo a evitar entregadas como as tantas ocorridas nesses ultimos 2 anos. Naum se trata de tornar o time mais defensivo mas sim mais maldoso e menos afoito. Leitura do jogo é um termo bem adequado pra esse problema. Pra isso o treinador precisará da ajuda dos jogadores e tb da torcida, já que os cornetas devem regressar com força total pra proxima temporada. Caberá portanto ao torcedor mais esperto filtrar o que ouve e tratar de colaborar qdo o time precisar segurar um resultado, nem que pra isso tenha que jogar a la SPFC.
Kd o prometido post, Matheus?
TOMA!
Se você axa, tá axado!
Com relação a defesa é até natural que a do Cruzeiro sofra mais que o normal, afinal o time joga com 3 volantes que saem pro jogo e 2 laterais atacantes. Ai querer que Gil, TH e assemelhados segurem a barra sozinhos é até sacanagem, né msmo?
Pra que endereço eu mando, JS?
Matheus, escreva como comentário e ponha um palavrão cabeludo no início do texto. Xingando o Sobrinho ou o Frede, por exemplo. O post ficará retido e eu vou lá na lixeira buscá-lo.
E vai deixar o xingamento?…rsrsrs.
É caso pra se pensar…
Coitado do toicinho… Nem comentando no post ele está…
Cabeça de Toicinho tá meio sumido mesmo.
Mas acho que temos o representado bem por aqui.
Deixem o Sobrinho quieto. Essa berincadeira que fiz com ele nem é minha. É apelação do Marx contra desafetos ideológicos, que o Paulo Francis usava contra seus detratores.
Xinga o sindico!
Xinga o Olivieri!
Xinga o Dylan!
Hahaha.;.coitados dos meus amigos…
Me xinga… /masoquista.
o Adilson pegou um time montado e classificado pra Libertadores e parou nas oitavas dentro do Mineirão, no ano seguinte perdeu uma final em casa, de virada no segundo tempo. Acho que são participações que deixam mais um sentimento de frustração do que de triunfo, assim como as de 75 e 77. Ou alguém escreve posts comemorativos sobre aquelas duas campanhas e eu não to sabendo? por enquanto o Adilson ainda tem que provar que é um técnico com poder de fogo em decisões como Luxemburgo, Autuori, Felipão ou Abel Braga. Terá tempo pra isto.
Montado?
Toma!
Montado onde? Num cavalo ou num burro?
Dylan, os números do Adilson no Cruzeiro são excelentes! Lembre-se que o Luxemburgo jamais ganhou uma Libertadores, mesmo em clubes com orçamentos bem maiores que o CEC. Não tente tirar os méritos do Adilson.
Adílson é novo (41 anos) e está começando a carreira. Ele já tem no currículo: 1 potiguar, 1 catarinense e 2 mineiros. O que Muricy Ramalho tinha com a mesma idade? só 1 copa Conmebol (que zorra é essa? Ah, me lembrei: é aquele torneio onde times como CSA, Sampaio Corrêa e São Raimundo chegaram à semifinal).
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adílson_Dias_Batista
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muricy_Ramalho
só que o Luxemburgo ganhou 5 brasileiros, 5 paulistas e uma copa do Brasil. O maior favor que os defensores do Adilson podem lhe fazer é nao teimar nesse tipo de comparação.
desculpe, oito campeonatos paulistas
T O M A
ótimo, Rafale, mas isso nao muda nada que eu falei.,Também acho que ele é novo e terá tempo pra mostrar que é vencedor.
Vou dormir. Espero que Dylan e Geniba no mesmo post não dê m.e.r.d.a
Boa noite… rsrsrsrs
“Mas na hora do vamos ver”… Falta ao time um jogador que chame a responsabilidade e decida os jogos mais importantes! Concordo com o que escreveu o Gilberto Gil Camargo, nosso time é bom e nosso treinador também, mas falta um “algo mais” nesse time, que faça a diferença nos momentos de decisão. Acho que está na hora da diretoria usar toda a sua habilidade para contratar esse “algo mais” que nos faltou nos 2 últimos anos. Falta muito pouco para esse time, a base está pronta.
Matheus, acho que havia equilíbrio naquela final, só que o craque de lá era mais craque do que o craque de cá. Esse foi o “pequeno detalhe” que fez a diferença na final. Acho que está na hora de ter um “pequeno detalhe” como esse a nosso favor, para o caso de uma nova decisão como essa em 2010.
Putz, me ajuda aí, falta alguma coisa para o Adilson na hora da decisão?? O time não tinha nenhum lateral esquerdo, o jogador que jogava na posição, Fernandinho, machuca, o reserva que até deu conta do recado era o execrado Gerson Magrão, o melhor jogador do time tava baleado e jogando no sacrificio, Kléber. Fortunato e Gustavo as opções da zaga, se machucam, só sobra Thiago Heleno em péssima temporada e também jogando no sacrificio, o organizador da equipe Wagner, também se machuca no meio da partida. Tudo isso acontece e alguém ainda consegue dizer que está faltando alguma coisa para o Adilson em decisões?? Se está faltando é somente um elenco a altura de um finalista de Libertadores.
O Sir Adilson é um bom técnico e não vejo ninguem no Brasil, quiça no mundo, capaz de pegar um time com elenco mediano, sem peça de reposição e sem um jogador realmente diferenciado (a famosa cereja do bolo) e chegar na final da LA e disputar palmo a palmo o título do BR e vaga na LA.
Os tempos são outros, o mercado é outro. Jogador não quer mais receber pouco. Jogadores mediano para ruim como o WP é caro e recebe muito. Não existem mais piazas, tostoes e dirceus lopes.
É a época das parcerias, investidores milionarios donos de petroleo. Estamos na época dos manipulações de jogos pelas casas de aposta e empresas laranjas.
Futebol não é só futebol. Portanto não podemos comparar épocas passadas com o que ocorre hoje.
JS, na ânsia de escrever um bom post fiz um monte de bobagem. Peço que retire as partes que entraram no comentario pois esqueci dos palavrões em 2 partes dele. De resto, enviei tudo e espero que tenha recebido.
Desde já peço descupas pelos erros , ocorridos por mera falta de atenção.
Alex Ferguson no Manchester United (entre 1986 e 2009): 1295 J, 759 V, 305 E, aproveitamento: 66.5%.
Rafael Benítez no Liverpool (entre 2004 e 2009) : 313 J, 179 V, 63, aproveitamento: 64.2%.
Arsène Wenger no Arsenal (entre 1996 e 2009) : 751 J, 432 V, 187 E, aproveitamento: 65,8%.
Adílson Batista no Cruzeiro (entre 2008 e 2009): 130 J, 74 V, 25 E, aproveitamento: 63.3%.
TOMA!
Rafael;”
É Sir Alex Ferguson. O SIR é um título de nobreza que a rainha o agraciou. heheheh
Quantos desses aí acima jogam o Campeonato Mineiro?
Eles tem um Wigan para ganhar de 9 a 1 de vez em quando.
Tem também o possante Burnley.
Vulgos Barueri, Santo André…
Muricy Ramalho no São Paulo (entre 2006 e 2009):
252 J, 139 V, 67 E , aproveitamento:64%.
Sem dúvida que esses percentuais de aproveitamento dos técnicos são importantes, mas eles medem quantidade e não qualidade. Temos que considerar as duas coisas. Do contrário, a análise fica bem parcial.
Basta lembrar que as frangas ocuparam, durante muitos anos, o primeiro lugar do Brasileirão, em número de pontos ganhos. Inclusive, no ranking por pontos da Copa do Brasil, as cocotas também têm uma boa posição, sem nunca terem vencido nada.
Não entendi porque mede quantidade e não qualidade?
A qualidade é dada pela importância das vitórias (títulos!).
Ou seja, questiona-se todo um trabalho bem feito por causa de um escanteio bem cobrado pelo Veron…
tem que chegar, tem que campeonar,nao somo o Atlético
Não esquenta. Este blog é chique. Tem até revisor. Você só não pode reclamar de não ler “axos”, “naum”… Isso não pode…hehehe
To ligado nisso, Elias.
Técnico subvalorizado, elenco sobrevalorizado. Simples assim.
Imaginem se o ABatista tivesse preferido o Grêmio, que outro treinador poderíamos contratar? Eu não tenho a menor dúvida de que a diretoria agiu com inteligência ao manter o Adilson aqui por mais um ano, pois não vejo nenhum outro no Brasil melhor do que ele. Eu não tenho essa informação, mas acredito que o Adilson no Cruzeiro (últimos 2 anos) deva ter o segundo melhor aproveitamento entre todos os treinadores do Brasil, atrás apenas do Muricy, que sempre teve no SPFC um orçamento para trabalhar bem maior do que o Adilson teve no Cruzeiro. Se alguém tiver essa informação seria interessante divulgá-la aqui.
Cruzeiro ia contratar Ney Franco.
Andre, o Ney franco seria uma boa opção, se comparado aos outros treinadores da atualidade, mas nem de longe ele teve resultados melhores que o Adilson.
Por mim, caso Adilson saisse, investia no Silas. Parece-me com grande futuro.
Outra boa opção, mas ainda está abaixo do AB.
Cobrar do Adilson unicamente poder de decisão é muito errado, percebe-se claramente nele a vontade de vencer e trabalho para isso. Além de quando era jogador, ter sido grande vencedor, não preciso enumerar os titulos ganhos pelo Adilson.
Logicamente, deve-se atribuir ao Adilson parcela da falta de culhões em alguns momentos, mas essa falta de culhões vem muito mais das pessoas que do treinador, prova disso é ver o currriculo dos atuais integrantes do elenco celeste e comparar com do elenco pincharrata.
E muito mais culhões em varios momentos, falta qualidade para decidir, exemplo disso foram os jogos contra SEP e SPFC no brasileiro.
Deixando claro que no elenco atual tem jogadores medianos com culhões e bons sem culhões.
Concordo com parte do seu raciocínio. Só não acho que tenha faltado “culhão” na hora de decidir, mas sim faltou “o cara” capaz de decidir. Quanto ao Adilson, acho que ele fez o que podia ser feito.
Foi isso que escrevi, mas faltou um que ali, na seguinte parte : E muito mais QUE culhões em varios momentos, falta qualidade para decidir…”
Acho que a parte importante do craque é fazer como Verón fez na libertadores, chamou o time e disse após o gol, a bola é comigo. Ele não decidiu sozinho, mas aquilo foi importante pro time.
E não é treinador que faz isso, sim jogador.
Desculpe, não havia entendido bem. Nesse caso concordo 100% com seu raciocínio!
Escrevi na lista de discussão que, assim como o Adilson precisa aprender, a torcida também precisa. Ambas erram às vezes, ambas são arrogantes às vezes. Acho que a coisa deveria ser uma mão dupla.
Ou será que só o técnico erra?
Não tente ensinar a forma como a torcida deve se comportar, pois são mais de 7 milhões de indivíduos, cada um diferente do outro. É mais fácil mudar o comportamento dos jogadores do que mudar a forma da torcida torcer. Em geral a torcida reflete o que acontece em campo.
Muitas vezes boa parte da torcida também reflete o que dizem os comentaristas esportivos de uma determinada rádio, o que acaba influenciando milhares de torcedores negativamente… Mas essa é uma outra história que já foi debatida aqui a exaustão.
Mesmo problema de interpretação de alguns da lista.
DE FORMA ALGUMA quero pautar torcida. Nem condições para isso tenho! Mas convenhamos, achar que tudo que a torcida faz é correto, que ela pode tudo, é permissividade. Ai não dá.
E sei que a torcida é movida conforme o momento do time. Mas às vezes a torcida exagera nas críticas e as aponta para os alvos errados. Pior: por causa dessa irracionalidade, acaba virando massa de manobra. Da imprensa, por exemplo. Não há técnico/jogador/dirigente que aguente. São coisas que não acrescentam, só atrapalham.
Se cada um pensasse um pouco nas suas atitudes antes de criticar as dos outros, acho que muita coisa do mundo melhoraria… A tolerância seria maior.
É bem por aí, Rdish. Há críticas construtivas e corretas como há exageradas. Há muitos que criticam que entendem do riscado, assim como há cornetas comedores de amendoim que falam pelo r@b0.
Da mesma forma, o técnico erra, e bastante, como todo ser humano. Mas acerta bastante também. Cabe ao bom senso reconhecer tais situações.
Devemos também entender que há outras opiniões e respeitá-las, ao invés de rotular os outros como cornetas e quetais. Por isso acho interessante o Jorge publicar posts como o do meu pai (Leopoldo), que, cá entre nós, enriquece esplendorosamente a discussão no blog: mesmo que o Jorge discorde dele, publica seus textos para mostrar opiniões dissonantes, evitando aquela chatice do Geniba e parceiros, meras caixas de ressonância da diretoria.
Geniba é gente boa. Ele apenas usa o método Evandriano de persuasão. Pra quê a diretoria iria se preocupar com uma seção de comentários de um blog?
Perdão, Rdish. Ele pode ser gente boa pessoalmente, mas, no âmbito blogueiro querer compará-lo ao Evandro seria uma ofensa – ao Evandro, que sempre mantém o nível e responde tudo que lhe é perguntado com bom embasamento e um menor nível de ataques pessoais.
hahahaha, a galera acredita nas lendas que envolve o geniba.
E existem motivos para não acreditarmos?
To tendo pouco tempo pra entrar, mas a noite, quando entro, juro que me divirto com vcs, hehehhe. Geniba voltou com a corda toda. Branchio e Geniba voltaram a sair no tapa. Sei nao……. To descinfiado que já li essa briga antes…. Gustavo Bueno ta querendo ser o novo Geniba do Blog…. E o Nerso da Capitinga sempre some e volta perguntando se o sindico barra comentarios. Aí a paciencia acaba mesmo, nao tem como… No mais é isso. Como os jogadores hj em dia são tudo folgados, um clube precisa ter um tecnico fazendo trabalho a longo prazo pra impor respeito. Se em toda crise o clube muda de tecnico, jogador sabe que é assim e acaba derrubando tecnico. Depois das Saidas de Jadilson, L.Domingues e cia, é ruim de jogador querer derrubar tecnico na Toca como em anos anteriores.
Fiquei no SPAM. Comentário grande.
Chguei há pouco no Rio e dou de cara com um enorme cartaz com a foto de uma bonita mulher. Somente consegui ver o nome da moça, aparentemente uns 30 anos, de nome Paricia Amorim. Mais à frente, outro cartaz da mulher, com o símbolo do Flamengo, que não tinha visto antes, e a frase: por um Flamengo campeão. Deduzi que seria candidata a presidente do Flamengo.
Escrevi tudo isto pra dizer que uma renovação no mundo da cartolagem seria muito bemvinda. Acredito que uma mulher assim não ficaria fazendo conchavos com juizes ou dirigentes (a não ser em outra sfera mas isto não vem ao caso). Pra ir mais longe, imaginei uma mulher semelhante se candidatando no nosso Cruzeirão, mas não poderia ser uma Perrela, para renovar os ares da Toca.
Até em retorno de mídia já seria uma boa uma mulher se candidatando.
Salomé.
O Cruzeiro perdeu para o Estudiantes em um jogo que poderia ter vencido. Foi mais mérito do Estudiantes do que o contrário. Passar por São Paulo e Grêmio e chegar a final mostra que o Cruzeiro sabe decidir.
Deixou a desejar em um jogo contra o Fluminense e outro contra o Grêmio que poderia nos deixar no G4, mas se superou diante do Sport em Recife e CAP em Curitiba. Ambos brigando para não cair. Estes resultados ainda mantem o time na briga.
Com o tempo a tendência do Adilson é evoluir cada vês mais e se tornar um técnico mais completo. Ainda tem 2 vamos ver pela frente: Curitiba e Santos.
Um elenco mais qualificado tambem ajuda muito na hora do vamos ver.
Atrasado (como sempre ultimamente) mas em tempo de dar os parabéns ao Leopoldo pelo texto. Muito bom seu raciocínio e eu também torço para que o Adílson tenha aprendido e se supere nesta temporada.