Continuidade, uma tradição

Por Jorge Santana | Em 22 de outubro de 2008

João Chiabi Duarte

A diferença entre o Vasco do Eurico e o Cruzeiro dos irmãos Zezé Perrela e Alvimar Oliveira Costa é muito grande.

Nas eleições do Vasco, até os mortos votaram no Eurico Miranda. As eleições do Cruzeiro são limpas.

O problema do Cruzeiro para alguns é que os Perrelas estão lá desde 1995 e completarão 16 anos no poder no final do próximo mandato.

Mas não há nada de muito novo nisso. Desde os Anos 60, as regras eleitorais não mudam muito no Cruzeiro.

Felício Brandi foi presidente entre 61 e 81. Depois, Furletti administrou o clube entre 81 e 84. E só não ficou mais, pois o grupo político que o apoiava rachou.

Furletti rompeu o acordo de alternância no poder feito com os Masci por ocasião da sucessão de Brandi e não queria passar o cargo.

As eleições de 1984 foram duríssimas e terminaram com a vitória de Benito Masci, que pegou um clube quebrado e com mais de 120 jogadores sob contrato.

Ele fez uma limpeza no elenco e cortes tremendos nas despesas. Tostão II, ídolo da torcida, por exemplo, foi trocado por Édson com o Coritiba para baixar salários.

Aos poucos, o clube se equilibrou orçamentariamente e o time começou a acordar. Se 1985 foi um ano terrível, em 1986, a campanha no Brasileiro foi boa, o 4º lugar de 1987, na Copa União, melhor ainda. E o 3º em 1989, excepcional.

Os Masci – Benito, Salvador e César – ficaram no poder até 1994, com bons resultados dentro de campo. Eles recolocaram o Cruzeiro na vitrine e ganharam 4 títulos mineiros, 2 supercopas da Libertadores e a Copa do Brasil de 1993.

Desde os anos 60, as gestões do Cruzeiro foram de continuidade o que é totalmente diferente de continuísmo.

Na verdade, o processo eleitoral do Cruzeiro não sofreu grandes mudanças nestes últimos 50 anos.

O clube mantém-se estável financeiramente. Mas sempre aparece alguém para falar de um possível rombo. Eu não consigo perceber onde ele está. Até porque os balanços do clube foram sempre analisados por gente séria.

Oposição vai sempre existir seja em qualquer segmento, Ninguém é unanimidade. Nem Jesus Cristo, garante o dito popular. Por isto, é bom que haja fiscalização.

O que me incomoda é ver as pessoas reclamarem de transparência no Cruzeiro, aqui mesmo no PHD quando sei que vários conselheiros lêem o blog e são conhecidos de nós todos.

Por que, então, não se pede a eles para responderem às dúvidas que incomodam os leitores e comentaristas do blog? Fica aí a sugestão.

João Chiabi Duarte, 50, engenheiro metalúrgico, cruzeirense, nasceu em Conceição do Mato Dentro-MG, mora em Vitória-ES, onde trabalha, há 25 anos, na Cia. Siderúrgica de Tubarão.

66 comentários para “Continuidade, uma tradição”

  1. JS disse:

    Chiabi, o espaço está á dispoisção dos conselheiros que se anime a defender a continuidade ou o continuísmo, como queirami. Abs, JS

  2. Romarol disse:

    Pela história, parece que a família Masci arrumou a casa e os Perrelas levaram a fama. Muito semelhante com a história recente no Brasil. FHC faxinou e Lula entrou na história… Sem rasteiras, Jorge… rss…

  3. Não sou conselheiro, mais meus principios e especialmente como costarriquenho, sou totalmente contra a releição, seja ela para presidente de club, sindico de predio, presidente, prefeito, etc, etc, etc

  4. Sobrinho disse:

    Uma coisa que gosto de ressaltar é que Alvimar e Zeze são pessoas diferentes. Um teve dois mandatos e o outro está terminando o segundo. Não tem ditadura nenhuma ai, não tem continuísmo nem um, tem uma administração de sucesso que teve continuidade. Para mim o modelo implantado pelos Olicostas deve ser continuado, renovado com novas pessoas e com idéias próprias, mas sem papo de opositor que num sabe nem por onde passa a administração do clube!

  5. Olivieri disse:

    Quase todos aqui sabem minha posição quanto a esse assunto. Não sou contra o Alvimar e o Zezé, sou a favor da alternância no poder. Só isso.

    OFF TOPIC: Estou de passagem comprada. Chego dia 29, às 7:30 da manhã em BH para o jogo contra o Grêmio. Precisamos ganhar no sábado para apimentar ainda mais esse jogo contra os gaúchos. Seremos campeões!!! UHUUUUU!!!

  6. Klauss Mourão disse:

    Comparar a administração dos Perrela com a do Eurico é sacanagem .A do vascaino é cheia de desmandos, falcatruas, escândalos, armações e até rapinagem de renda de jogos. Oque paira no ar, na administração perrela, é um possivel enriquecimento ilícito, até agora não comprovado. Sou adepto da mudança de ares, da renovação e contra o continuismo, mas desde que haja pessoas capacitadas e competentes para assumir o clube, mudar por mudar, acho retrocesso. Mexer em time que está ganhando é bobagem.
    Abs.

  7. Como disse repito aqui: Chiabi, eles não fazem tudo sozinhos mas não há oposição, e onde não há oposição, há teia de aranha, comodismo administrativo, falta de idéias. Não odeio os irmãos. Simplesmente quero gente nova gerindo o clube. Após isso eles podem se candidatar de novo.

  8. Elias disse:

    Não sou chapa branca ou coisa que o valha. Nem sócio sou. Um simples e humilde torcedor, que ama as cores azul e branco, briga por elas, torce “prá dedeu” prá que o Cruzeiro consiga sempre melhorar prá desempenhar dignamente o seu papel histórico de maior clube das Gerais e um dos maiores do Brasil e do mundo. Escrevi ontem uma crítica à diretoria acerca das divisões de base e uma mudança até intempestiva de algo que estava dando muito certo. O mesmo serve prá justificar uma continuidade de pensamentos e ações que, queiram ou não, está dando certo.Hoje ouvi na Itatiaia que os atletas do time do Damas estão fazendo “vaquinha” prá comprar cestas básicas pros funcionários que recebem quatrocentos e poucos “paus” e estão à míngua. Tudo isso é um fruto amargo de pendengas políticas, divisões internas e uma enorme fogueira de vaidades. Juízes, Desembargadores, Administradores, Economistas, advogados, engenheiros, profissionais liberais de sucesso, todos doentes pelo Atlético Mineiro que mais parecem conselheiros do “Time da Esquina Futebol Clube”. Só em pensar isso sinto arrepios. A despeito de não ficar “catando” informações sobre bastidores da política celeste, ainda não vislumbro um nome prá bater chapa com os O.Costa. O Evandro fala no Márcio “do Atacadão”, talvez o único pretenso candidato. Se não me falha a memória já o vi uma única vez e não deu prá formar opinião sobre sua capacidade administrar um clube da dimensão do Cruzeiro. Até que alguém me prove o contrário e exponha claramente uma plataforma mínima de administração, fico com o relator João Duarte.

  9. Charles disse:

    O Zezé sair e um amigo ou irmão, da situação assumir é a mesma coisa. Por isso não me venham citar exemplos como Inter e São Paulo, ok? Isso só patra começar o assunto. A unica coisa que me preocupo é com meu Cruzeiro. Não me importa se o presidente é irmão do ultimo, se é amigo, se é inimigo, etc. Eu quero meu Cruzeiro bem adminsitrado, só isso. Essa de mudar só pra dizer que a oposição ganhou, não me diz nada. Se for pra mudar e arrebentar o clube e bater no peito e dizer que no meu clube nao tem continuidade, TO FORA. Se for para mudar para melhorar, TO DENTRO. É o meu pensamento. Mas respeito quem quer mudar só pra falar que não tem continuidade da situação.

  10. Binho tudo jóia??? No seu Blog Hino Azul na seção comentários tem uma solicitação de uma pessoa do marketing do Cruzeiro solicitando vc entrar em contato. Leonardo Anchieta disse… Binho, meu nome é Leonardo Anchieta. Sou do Departamento de Marketing do Cruzeiro. Recebemos o seu hino por e-mail. Quem nos enviou foi o torcedor Edenílson Souza Marra. Gostaria que você entrasse em contato comigo pelos telefones: (31) 3349-1592 ou 9295-0495. Ou também pelo e-mail leonardoanchieta@clube.cruzeiro.com.br 31 de Março de 2008 16:01

  11. Olivieri disse:

    Charles, toda mudança tem seus riscos. Jamais poderemos precisar que o sucessor do Alvimar será um excelente gestor. Mas, por outro lado, não podemos usar esse discurso “medroso” como álibi para a permanência eterna do Alvimar e do Zezé. Acho os dois vitoriosos. Integram o rol dos melhores presidentes da história do clube, mas pecam por não “preparar” sucessores, por não passar o comando.

  12. Charles disse:

    Pode ser, o que me importa é o sucesso do meu clube. Seja ele Oliveira, Masci, Olivieri, Libertadores, Santana, Duarte, Skaukauyskayukauys (Esse nao), Marra, Guimaraes, etc…

  13. Olivieri disse:

    Nisso eu concordo, Charles. Não importam nomes, mas sim o sucesso à frente do clube. E sucesso não é sinônimo apenas de títulos, obviamente. Sucesso é sinônimo de boa administração no sentido amplo da palavra. Eurico Miranda conquistou bons e vários títulos pelo Vasco, mas o rombo financeiro é enorme. De que adianta???

  14. Elias disse:

    OT…Roorr___rrito, que está acontecendo com o River? Torcida ferrenha prá tanto Parmêra quanto Inter conseguirem passar de fase. Quero somente algumas distenções, estiramentos, unhas encravadas. Se o Inter passar, periga colocar um mistão contra o Cruzeiro até prá sac@near o Grêmio. E o Parmêra vai se desgastando com viagens e contusões.

  15. Romarol disse:

    De fato, a alternância de poder fortalece a democracia. No entanto, democracia não é sinônimo de competência administrativa. Se os sócios do Cruzeiro votam por livre e espontânea vontade no candidato da continuidade, sem qualquer tipo de coação, se a maioria está de acordo com os rumos do clube, não há motivo para tanto alarde.
    O que existe de fato são interesses atrás de ideologias. Ninguém me diga que anticruzeirenses, Kfouris, entre outros, querem alternância de poder no Cruzeiro em razão da democracia.

  16. Chiabi Jr. disse:

    Sou a favor de eleições democráticas, como acredito que são hoje em nosso grande clube na cidade… No nosso Cruzeiro Esporte Clube, o sócios há mais de um ano e em dia com as mensalidades em dia podem se candiadtar, formar chapas e votar para eleição do conselho, que ocorre de 3 em 3 anos, sempre no mês de outubro. Os conselheiros eleitos no exercício do mandato, mais os natos e benemeritos elegem o presidente em novembro. Falta transparencia onde? É límpido: sócios elegem um conselho que elege o presidente (e vices). Ora, não se candidata quem não quer! Aos que não são sócios, basta adiquirir uma cota com um ano de antecedência e pagar as mensalidades. Aos sócios que não candiadatam, porque não se interessaram pelas eleições, afinal, quem procura, acha. Não concordo de maneira alguma com não-sócios (que não se interessam em ser sócios) e sócios que querem mudança mas não formam uma chapa de oposição e ficam criticando o que está funcionando, e muito bem, diga-se de passagem.

  17. Chiabi Jr. disse:

    Ah, e como já mencionei em outro post, nessa última eleição do conselho, houve 23% de renovação.

  18. Gustavo Bueno disse:

    “Nas eleições do Vasco, até os mortos votaram no Eurico Miranda. As eleições do Cruzeiro são limpas” Ué, limpas? Mudança de estatuto e o c@r@leo a 4 é limpo? Pode ser legal, mas é imoral.

  19. Isso também disse a algum tempo Charles. Se Sair os irmãos entrará outro da turma deles e continuará a mesma coisa. Transparência administrativa amigo, não só eleitoral. Eu sou favorável a uma auditoria completa nas contas do Cruzeiro. Pra dirimir qualquer dúvida e ninguém acusar a diretoria com o “rouba, mas faz”. Acho estranho quem não deve nada ser contra a abertura de seu sigilo bancário e telefônico.

  20. Hermes disse:

    Questionar o que?Os Perrelas agigantaram o CRUZEIRO,apesar a imprensa contra,fomos várias vezes CAMPEÕES.

  21. Os Perrelas assumiram o Cruzeiro na época mais inflacionada da história do futebol mundial. Foram rios de dinheiro em negociações. Nenhum presidente até então havia tido essa oportunidade. A pergunta é: Fizeram tudo o que poderia ser feito ? Ou há arestas na administração. Só saberemos quando disso num dia que ainda está bem distante.

  22. Cláudio Ianni disse:

    Tiremos o chapéu para os Perrelas! 5×0 foi em 27 abril 2008 / 5×1 foi em o4 abril 1999!

  23. Roberto Lázaro Palmeira disse:

    A gestão Perrela é contraditória, do tipo bate e assopra, intercalando bons e maus momentos. Vários títulos foram conquistados, contribuindo para o aumento significativo da torcida, notadamente entre os mais jovens, marcando definitivamente como o maior de Minas, incontestavelmente. Todavia, o clube se tornou nacionalmente conhecido como o que melhor sabe vender jogadores para o exterior. Fábio Jr, Geovani, Evanilson.. etc. etc.,,, Para nós, torcedores, este é um fato negativo. Mesmo cientes da necessidade de fazer caixa para suprir as necessidades, nem sempre concordamos com a política dos perrelas. Logo após a conquista da tríplice corôa ocorreu o desmanche do time, incluindo a comissão técnica do Luxemburgo, quando poderíamos privilegiar a conquista da libertadores, absolutamente possível com o plantel disponível, inclusive o Rivaldo, que foi solidário ao técnico e foi embora. Desconfio que há alguma coisa estranha na venda de jogadores, porque nunca o clube é dono de 100% dos direitos federativos dos atletas vendidos. Tem empresários e jogadores na história. É estranho!

  24. Cláudio Ianni disse:

    Sou a favor da torcida imitar a do internacional e chegar aos 1000.000 !!!

  25. Charles disse:

    Esse Ianni, junto com o Naldo, são os mais engraçados do mundo virtaul. Vai ser peça assim, viu… rs…

  26. Pitacos:
    1-A RENOVAÇÃO que vejo necessária não passa por substituição, passa por novas pessoas (não na idade necessariamente) fazendo parte da vida do Clube, convivendo com esses homens que fizeram o CEC chegar inteiro até hoje. 2-Tem-se muito a aprender sobre a gerencia e controle do Clube, para que não surjam amanhã aproveitadores de plantão, que já estão dentro do CEC, e que possam chegar ao topo, por estas circusntancias da vida, que ninguém explica (ou quer explicar).
    3-Penso que os OLICOSTA Brothers são bastante diferentes, e até, que o ZZP embora seja na minha opinião mais garrado no CEC, é mais “azarado” pois tudo indica que vai ser o ALVIMAR quem vai levar pra história duas estrelinhas (se Deus quiser) na presidência. Por isso, a tal da alternancia ocorre, pois são 2 cabeças bem diferentes.
    4-Minha preocupação não e o troca-troca (no bom sentido) dos irmãos, são os Direspones, e cargos criados para a dupla BAR-MAL, e outros, passando pelos baianos, talvez?
    Será bom se ZZP puder fazer o favor de reduzir um pouco as asas e $$$ dessa tchurminha, como diz o outro “mamar na gata, vcs num quer?”. As vacas tendem a emagrecer com toda essa crise mundial, então hora de reduzir gastos burrocráticos, não?
    Bem essa é apenas a opinião de um Torcedor. Vcs ficam “brigando” pela coisa de cima, EU fico mais preocupado com o que está mais em baixo… principalmente a “ala pateticana” dentro de casa, isso não me deixa tranquilo de jeito nenhum!!!
    ABS/ART

  27. Mauro França disse:

    Roberto, um reparo, se me permite: o time não foi desmanchado após a conquista do Brasileiro. A diretoria segurou o Alex e os principais jogadores e ainda reforçou o time para a Libertadores. E o Luxemburgo saiu porque quis, não foi demitido.

  28. Mauro França disse:

    Complementando: após a conquista do Brasileiro em 2003.

  29. Mauro França disse:

    Só mais uma observação: qual é o clube que é dono dos 100% de todos os seus jogadores?

  30. MAURO- Essa é uma boa questão! Quais são os jogadores de 2003 que em Dez/2004 estavam no CRUZEIRO, vc sabe informar?

  31. Mauro França disse:

    Arthur, a afirmação do Roberto foi de que “após a conquista do Brasileiro o time foi desmanchado”. Não foi. No último jogo da Libertadores/04, estavam em campo 9 jogadores do time de 2003 (sem contar Maurinho e Artur que entraram no decorrer do jogo). Entre eles, Alex e Maldonado. A diretoria segurou o time para a Libertadores, que era o grande objetivo daquele ano. Com a derrota, e os prejuizos que se acumulavam, não dava pra segurar.

  32. Marra, o Léo Anchieta, segundo fui informado, não trabalha mais no MKT do Cruzeiro.

  33. Othon disse:

    Ai ai…prefiro nem comentar aqui nesse post pra nao criar intrigas,mas vcs nao sabem de metade da missa meus caros amigos…

  34. Othon,

    Ainda bem que foi vc quem escreveu…

    Me cabe somente complementar…

    é MUITO DIFÍCIL ver comentários de adultos, pretensamente esclarecidos e que não sabem diferenciar alhos de bugalhos, que misturam política partidária e política de um clube, que ignoram legislação vigente e comum a todos, que INTERPETRAM conceitos básicos de acordo com interesses e visões personalistas, que ignoram ou interpretam FATOS de maneira a atender convenientemente suas convicções.

    é MUITO ACHISMO, pouca objetividade, muita masturbação mental e pouca AÇÃO.

    Vou passar e acompanho o relator OTHON em seu último comentário… até o próximo POST!

  35. Naldo disse:

    E o Vasco respira!.

    Goiás 2 X 4 Vasco – Ponto para o Dinamite.

  36. rdish disse:

    A gente não sabe dessa ‘metade da missa’ porque ninguém quer contar.
    Tipo ‘eu sei que tem coisa errada, não vou contar, mas quem não acreditar em mim é um “masturbador mental”‘.
    Evandro e Othon, quem está deixando de agir como adultos são vocês. Se não querem falar COM TODAS AS LETRAS o que há de errado no clube, e o que está errado no que dizem aqui, não diga. Mas não fique falando m**da opinião dos outros dessa forma.
    Passe pro próximo post. Mas não precisa avisar. Principalmente dessa forma.

    rdish

  37. claudio(xina)lemos disse:

    Engraçado Evandrão vc seja dá uma de fodão, acaba com todo mundo não explica nada e fala que vai passar. Vc me desculpe mas que ta merecendo uma voadora é vc, que foi extremamente arrogante na sua manifestação, veja bem, estou falando da sua manifestação. Vc chega fala como quem sabe tudo, não fala mais nada deixa tudo no ar, e simplesmente vou passar??? Ah tenha dó, se certas coisas não podem ser discutidas neste espaço então Jorge é melhor nem postar assunto sobre a política interna, porque sempre vem uma voadora arrogante bem na medalhinha. Quero deixar claro, que não tenho nada contra vc evandrão só achei que sua postura não foi legal. Tenho um enorme respeito por vc e pelo que vc faz.

  38. claudio(xina)lemos disse:

    Quanto a excesso de democracia, alternancia no poder e demais questionamentos, cada dia que olho para o time do cais seco eu chego a conclusão que ainda bem que temos os oliveira brothers, mil oliveira brothers, fiquem quanto tempo quiser, não quero saber de minhocas, kallis, zizas e cia ltda.

  39. claudio(xina)lemos disse:

    Não é vc seja, é vc sempre.

  40. Frederico disse:

    Cruzeiro é uma empresa, democracia é sistema político.

  41. claudio(xina)lemos disse:

    Fred ao que me consta o cruzeiro não é uma empresa. É uma sociedade civil sem fins lucrativos, o que é bem diferente de ser uma empresa. Mas quanto a democracia concordo com vc.

  42. Naldo disse:

    Pois é Romarol, uma coisa ninguem pode negar: o Lul@ é sábio. Abç.

  43. Naldo disse:

    Continuidade do que esta funcionando bem, no mínimo é bom senso.

  44. Álbano Silveira Machado disse:

    Este debate é muito interessante. Saber que houve renovação de 23% do Conselho Deliberativo é boa notícia.
    Mais ainda se as propostas, decisões e deliberações desta instância forem divulgados, no próprio site do Cruzeiro.
    As propostas do João Duarte de participação diferenciada dos sócios é um avanço.
    Faço algumas sugestões:
    1- Criar a figura do sócio-torcedor. Sem nenhum demérito para os sócios-proprietários, contribuintes, beneméritos e outros.
    2 – Massificação do Cartão Cinco Estrelas que seria um diferencial de sócio com menos condições de pagar mensalidades de R$ 63 ou R$ 126, além do valor da cota. A mensalidade de R$ 18 ou R$ 33 é mais viável;
    3 – Abrir um leque de ofertas de produtos, fora do eixo de BH. Cidades como Montes Claros, Uberlândia, Uberaba, Sete Lagoas/Curvelo, Juiz de Fora/Ponte Nova, Alfenas/Poços de Caldas/Pouso Alegre, Divinópolis, João Pinheiro/Paracatu, Patos de Minas, Governador Valdares/Teófilo Otoni, Diamantina/Araçuaí/Almenara, Ouro Preto, etc. poderiam ser polos irradiadores.
    4 – As escolinhas de futebol do Cruzeiro espalhados por toda Minas Gerais continuariam como franquias. Porém, os sócios-torcedores cruzeirenses são chamados a participar das atividades, formando um Núcleo de Cruzeirenses na cidade ou região para acompanhar e sugerir formas de sua estruturação. Afinal de contas, é a instituição Cruzeiro que está ali, na porta da sua casa, e você, cruzeirense sadio e feliz, não tem como chegar perto. A menos que seja pra matricular seu filho, sobrinho ou amigo. E pára por aí. Há diversos clubes e prefeituras do interior que desejam a implantação de escolinhas de futebol do Cruzeiro;
    5 – Este sócio-torcedor não pode ser visto e considerado como apenas um consumidor de produtos estrelados. É preciso criar mecanismos e espaços para sua participação.

    Temos cerca de 8 milhões de cruzeirenses no país, 1,5% destes, 120 mil, podem vir a participar ativamente do Cruzeiro, se a Diretoria e Conselho Deliberativo assim pensarem.

    É sonhar demais?

  45. É impressionante…

    Eu é que passo a ser CULPADO pela incipiência e ANALFABETISMO POLÌTICO de certas pessoas… e ainda se julgam no direito de “exigir” que eu tenho que falar tudo que penso ou sei…

    aqui, RDish e Xina, não sou pago para ensinar a vocês como se comportar e debater em embientes políticos e muito menos a dar informações para vocês equilibrarem opiniões…

    Escrevi no início do ano que não discutiria política, principalmente do Cruzeiro, com quem não era nem associado. E que o processo eleitoral do CRUZEIRO era para quem tinha direitos políticos no CRUZEIRO. Quem não tá passar bem.

    Como todo respeito a vocês, sobre Política eleitoral e no Cruzeiro, VÃO LAMBER SABÃO… para ser bem educado. Quem são vocês para pautar o que devo escrever ou não???
    Aqui… tem uns livrinhos da Coleção PRIMEIROS PASSOS que ensina o que é democracia e outras coisas… recomendo a leitura é baratinho… só não gravura.

  46. Naldo disse:

    Após derrota, Luxemburgo critica Copa Sul-Americana
    Qui, 23 Out, 09h04 – Agência Estado
    PUBLICIDADE

    O técnico Vanderlei Luxemburgo fez duras críticas à Copa Sul-Americana após a derrota por 1 a 0 para o Argentinos Juniors, pelas quartas-de-final da competição. Além de diminuir a importância da competição, ele disse que não levará a equipe titular para a segunda partida, na Argentina.

    “Essa competição é muito legal. Legal para atrapalhar. Você só se expõe. Estamos no meio de um campeonato importante e a oito rodadas do fim. Nesse momento, essa competição traz mais prejuízo do que benefício”, disse Luxemburgo, que descartou levar os titulares para a segunda partida.

    “Eu vou jogar com o Argentinos Juniors pré jogo do Grêmio. Você acha que eu vou com meu time titular? Claro que não vou. Se eu tiver de levar doze jogadores, vou levar doze jogadores. Eu não tenho como fazer diferente”, afirmou o treinador, que voltou a criticar a competição.

    “Eu vou dar à competição o que ela me dá. Hoje mandaram aqui um árbitro que tinha apitado dois jogos internacionais na vida”, disse Luxemburgo. O árbitro colombiano José Buitrago também mereceu críticas do treinador, depois de invalidar um gol de pênalti de Diego Souza, alegando que o jogador fez uma ‘paradinha’.

    “Ele foi o principal responsável pela derrota do Palmeiras, não sei se por má intenção ou incompetência. A paradinha pode ser proibida na Colômbia, mas em competição sul-americana, não é”, concluiu o técnico.

    Momento de insegurança e inquietação no Parque Antartica, o Luxa já começou o chororô, pois teme que o brasileirão já esta indo para o brejo. Só temos que tomar cuidado com as ajudas externas, fazer a nossa parte, pois o título caminha para a Toca.

  47. Álbano,

    De certa forma, excetuando-se a questão de sócio-torcedor com previsões de direitos e deveres estatutários, as demais sugestões, de uma forma ou de outra, já foram experimentadas.

    Creio que o maior problema hoje, dada a visão da direção e Conselho é admitir a inserção na vida política do Cruzeiro do detentor e contribuinte do Cartão Cinco Estrelas e até mesmo do comprador do “papa-filas”. As palavras do Chiabi Jr demonstram este sentimento da maioria dos sócios e conselheiros.
    A indisposição da Diretoria em se discutir o tema de abertura estatutária à sócios-torcedores (vamos assim denominá-los) é legítima e previsível na sociedade que vivemos. Alguém que entendesse de Política saberia que ninguém abre espaços sem que haja embates e disputas. Este despreendimento passa LONGE de clubes sociais que são exatamente o contrário.
    Acredito que o Cruzeiro teria resultados relacionados ao Cartão 5 Estrelas e Papa-FIlas, muito mais efetivos do que os historicamente mostrados, se desse alguma abertura de participação política na vida do CLube.
    A criação de um cargo de diretor-de-torcida que fosse votado por estes detentores de cartão cinco estrelas e outros já seria um símbolo. Mas duvido que a atual diretoria e conselho estejam propensos a admitirem este tipo de ABERTURA POLÍTICA que, repito, na minha opinião, ajudaria no marketing e nos resultados de retôrno financeiro.
    Mas o torcedor comum prefere cornetar na política e ainda ficar rotulando outro, como eu, para esconder a sua ignorância sobre estas discussões e omissões.

  48. É simples…

    Quantos detentores do Cartão Cinco Estrelas, que contribuem MAIS e têm menos retorno que muitos sócios-cotistas do Clube estariam dispostos a se organizarem e reinvindicar participação e representação estatutária?

    A maioria nem quer saber disso…
    COnheço detentor de Cartão Cinco Estrelas que bate no peito e se orgulha de xingar até notícias sobre atletismo e outras sociais que publicamos no Cruzeiro.Org
    A maioria gosta é de saber das “fofocas” sobre futebol, a maioria, se falar em RESPONSABILIDADE, DIREITOS E DEVERES regimentais, não sabe nem o que significa. A maioria quer, mal mal reclamar da perda de direitos do Cartão… não pode juntar pontos para ter benefícios pessoais… discutir Política não é cardápio para este torcedor… outros que fiquem “brigando” para ampliar estes direitos… falar que são acomodados e omissos é POUCO… mas se julgam no direito de serem “bem informados”

  49. rdish disse:

    Parece propaganda política, Álbano !!!! Rs.

    Vou dar uma de ‘advogado do coisa-ruim’ e caçar defeito em todas as propostas, embora na verdade concorde com algumas delas. É mais pra fomentar debate mesmo… Vamos lá:

    1) Se o sócio-torcedor não terá nenhum demérito para os demais sócios do clube, qual vantagem terá comprar uma cota do mesmo? Será que esse modelo não inviabilizaria o de cotas? Detalhe também esse modelo, como funcionaria… Quero ver se vale a pena. Dizem que o Inter fez modelo parecido e acabou o revendo para um parecido com o Cartão 5 Estrelas nosso. Queria saber se daria certo fazer aqui o que o Inter descartou lá.

    2) O termo ‘massificação’ é muito vago. O que mais precisa ser feito pra divulgar o cartão? Aqui no Vale do Aço conheço poucos cruzeirenses que não conheçam o programa, embora pouquíssimos tenham aderido. Em BH, maior público-alvo do cartão, deve ser mais raro ainda. O que falta?

    3) Cheguei a propor isso uma vez. Mas um comentarista daqui, na época, disse que fazer uma disponibilidade de produtos assim no interior ficaria caro demais, devido aos convênios necessários, e que duvidava da existência de uma maneira de fidelizar o cruzeirense do interior, que vai a poucos jogos, e que já possui maneiras de adquirir produtos oficiais de outras formas, inclusive via site oficial na Internet. Como funcionaria essa sua idéia, a partir dessas ponderações?

    4) O programa de franquias de escolinhas massificados no Interior ainda vai. Não sei quais são os custos pra isso, mas creio serem pequenos. A questão minha é: QUAL a função dos sócios-torcedores neste caso? ‘Estruturação’ é termo vago. Sei da boa vontade de muitos torcedores em ajudar o clube, e da capacidade de alguns também, mas acho que empreendimentos como esse exigem profissionais dedicados, e não de mais gente pra ‘dar pitaco’, e que não poderá nem ser responsabilizada pelas suas ações, por não haver um vínculo legal. E o que não falta entre os torcedores é gente pitaqueira. Não seria mais interessante que este sócio participe formalmente da sociedade na franquia? Ou então, que esse torcedor seja um sócio mesmo, cotista, pra assumir um cargo PELO CLUBE como representante do mesmo no gerenciamento da franquia?

    5) Perguntas simples: QUE mecanismos? Há realmente este interesse da torcida na ‘participação’, ou mesmo em parte dela? Melhor dizendo: QUE PARTICIPAÇÃO a torcida deseja ter? E essa participação é possível pelos meios que o clube oferece hoje?

    Falar em porcentagens sem pesquisas ou dados concretos é chute. A porcentagem pode ser maior, ou menor. Mas a impressão que fico é que os cruzeirenses, a maioria deles, querem um time vencedor, e no imaginário deles, os diretores são empecilho para tal, devido às suspeitas de enriquecimento ilícito e pelos gastos módicos na montagem do time. Tenho certeza que muito cruzeirense não estaria fazendo esses comentários – não digo que é seu caso, Álbano – se o Cruzeiro estivesse contratando um monte de jogador caro e técnico idem, e/ou ganhando tudo que disputasse. Ou seja, quanto melhor o time, mais brandas as críticas e menos numerosas essas reivindicações. Ai pergunto, o cruzeirense, no geral, quer participar do clube, ou usa isso como forma de pressionar a diretoria a trabalhar, de um jeito mais expensivo, pelos títulos? Em suma: o que a torcida, no geral, quer DE VERDADE?

    rdish

  50. rdish disse:

    Você tem algum livro de boas maneiras ensinando como é ofensivo usar termos como ‘masturbação mental’ pra criticar o que os outros falam? Se não quer comentar, que não fique aqui falando mal dos outros, e deixe a gente falar asneiras, oras. Você é que tem de lavar a boca com sabão e aprender a respeitar os outros. Ficar ofendendo torcedor do mesmo time que você não é atitude digna de uma pessoa tão admirada por todos. Se toca.

    rdish

  51. RDish,

    Nao tenho indicação de livro… fico esperando vc escrever alguma coisa neste sentido.

    Assim como você tem direito de escrever asneiras ou ser burro, como você mesmo escreveu várias vêzes, se não estou enganado, eu tenho todo direito de escrever o que eu quiser, inclusive sobre as asneiras que você escreve, educadamente ou não.

    Não gosto que me pautem… isso você não deve saber o que é, um dia aprende. Será?

  52. claudio(xina)lemos disse:

    Caro evandrão não estou te pautando, apenas coloquei que vc foi extremamente arrogante no que falou, e a forma com que vc foi abaixo da critica, assim como a sua resposta ao que lhe escrevi, se vc falou que não iria discutir politica do clube com quem não é associado, não discuta, o que eu acho o fim da picada é vc chegar dando uma voadora e ponto. Qual é, vc tem seus méritos, acho muito legal o que vc faz, vc é um cruzeirense verdadeiro, e eu tenho muito respeito por vc, mas dai a comungar com sua voadora neste topico é muito diferente. Chega, o fodão e passo. Ora, tenha dó. Um pouquinho de humildade não faz mal a ninguém e se vc tiver os primeiros passos ai, me passa pois eu adoro ler. E, qual foi o meu analfabetismo politico interno??? Qual momento confundi politica partidaria com a política do clube??? E, ante que eu me esqueça vá vc lamber sambão.

  53. claudio(xina)lemos disse:

    Nada pessoal hein!!!! Ao contrário do que possam pensar eu sei muito bem o que é democracia. Mas do que quem fala que eu não sei.

  54. rdish disse:

    Assim como eu também tenho todo o direito de reclamar que você é mau-educado. Acho que o problema dessa discussão tola é que, convenientemente, tem gente esquecendo dos deveres. Por exemplo, as boas maneiras.
    Não sei qual é objetivo de você se manifestar de forma tão malcriada. Pra quê? O que você pretendia? Fechar os comentários deste tópico? Convencer alguém a alguma coisa? Seja lá qual for seu objetivo, como você o alcançaria sendo assim, malcriado que nem nerd mimado? O que isso acrescenta?
    Pega leve, cara. Aqui é um espaço de comentários de um blog. O povo só quer conversar sobre o Cruzeiro. Só isso. Agora precisa ter atestado de sócio, ter história, ser sobrinho-neto do tio-avô do goleiro reserva do time em 70, pra poder escrever algo DESPRETENCIOSO sobre o clube que ama? Você é um cara admirado, pelo tanto de coisas que faz pela torcida, cara. Se toca. É chato ter de ler essas coisas que você escreve. Se você acha que escrevo asneira, ria, comente, mas sem voadoras exageradas. Ou pule pro próximo post, não precisa avisar, ninguém quer saber disso mesmo… QUE SACO…

    Está convivendo com pessoas, mesmo que virtualmente. Respeito é dever. Depois lembro do livro do pré-primário, onde li a frase ‘o direito de um acaba onde começa o do outro’. Ai te passo.

    rdish

  55. Naldo disse:

    Evandro, Rdshi, China: O nosso time esta muito cotado para ser campeão brasileiro. Aliás, é eminente o fato. Acho que toda a nossa energia deve ser voltada agora para empurrá-lo rumo a este objetivo. O nosso Cruzeiro juntamente com o Grêmio são os únicos que dependem de si mesmos para ser campeão, e nós o enfrentaremos no Mineirão. Poderemos assumir a ponta como uma vitória neste jogo. Vamos nos unir e somar!! Abraços

  56. FLAVIO ARAUJO disse:

    Sou sócio do Cruzeiro e sei que 90% dos sócios são apenas frequentadores das instalações do clube e não tem qualquer envolvimento político. E muitos, e não são poucos, torcem para outros clubes, inclusive o CAM.
    A administração do clube não deve se misturada com a gestão do futebol.
    Temos que agradecer aos Perrella, pois poderíamos ter gente muito pior lá dentro. Esta conversa de bastidores sobre o Cruzeiro é antiga. Fala-se que se sabe de muitas coisas mas nunca se revela ou prova. Será que eles pertencem à Mafia? Será que eles matam quem é contra?
    Por que não revelar, então, a “verdade”?
    O futebol hoje é um negócio que precisa ser praticado por quem entende do meio.
    A continuidade citada deve ser tratada assim como ocorre em um empresa. Se bons resultados: continua, se tem maus resultados: RUA!

  57. Naldo,

    Eu, mesmo não podendo, estou Indo a Curitiba…

  58. rdish disse:

    Minha energia agora está voltada pra consertar as costelas quebradas pela voadora giratória do Evandrão.

    rdish

  59. claudio(xina)lemos disse:

    kkkk, otima esta do rdish, naldo, nunca deixamos, nos três de nos concentrar na luta pela conquista do título, apenas uma discussão sobre o modo de ver certas coisa, em que apesar das voadoras não faltou respeito.

  60. Bom o que sobrou além das costelas quebradas do rdish foi seu bom humor e como disse o nobre Naldo, não vamos dispersar, temos muito que secar nessa rodada.

    Com tanta voadora que saiu por aqui quase “tomei na oreia”.

    Quanto à política interna do clube eu vou passar mesmo, só ressalto que mudanças pra serem desejadas tem de vir acompanhadas de insatisfação, ou seja, pra mim não há AINDA necessidade de mudanças no comando do clube, tanto é que pelo que se presume não existe oposição política interna aos Perrellas.

  61. rdish disse:

    BOMBA !!!! Imagens do Evandrão desferindo seus golpes. E não eram voadoras…

    http://snurl.com/4msuw

    Bom, antes isso do que as voadoras giratórias…

    http://snurl.com/4msx3

    rdish

  62. Prezados Amigos,
    Quero escrever aqui ao Gustavo Barcelos. Palavrão não significa que tens razão. Toda e qualquer mudança estatutária tem que ser votada pelos conselheiros. Se os caras decidem aprovar ou não… é outra história.
    Existe alguma medida provisória implementada no Cruzeiro, que você tenha noção, na gestão do Zezé ou do Alvimar, que é o foco deste POST ?
    Gustavo, quando se diz que o Dr. Benito Masci pegou o Cruzeiro endividado, sem crédito na praça e outras coisas mais é verdade comprovada.
    Quando se fala que o César Masci passou o clube para o Zezé sem grandes dívidas, baseando-se na venda do Ronaldo ao PSV em Agosto de 1994, também é uma verdade.
    Agora, desmerecer a gestão dos Perrelas é besteira da grossa.
    1 – Torcida
    2 – Patrimônio do Clube
    3 – Títulos
    Antes dos Perrelas : 32 Títulos em 73 anos.
    Com os Perrelas : 20 (até agora) em 13 anos.
    É óbvio que os números não são comparáveis porque só de 1959 para cá é que se disputa a Libertadores e a Taça Brasil (precursora do Brasileiro) e também porque na gestão dos Perrelas foram incorporadas mais oportunidades anuais de se ganharem títulos. Entretanto, é inegável que a média de conquistas é muito positiva nos anos em que eles passaram a serem os comandantes do clube.
    4 – Salários dos Funcionários e Jogadores

    As pessoas sempre falam que os Perrelas só vendem e que só contrataram desconhecidos, mas, isto é balela.
    Por exemplo :
    Evanílson – foi comprado do América-MG.
    Fábio Jr. – Foi comprado do Democrata-GV
    João Carlos – Foi comprado do Democrata-SL
    Cris – Foi adquirido de contrapeso na venda de João Carlos ao Corinthians
    Luisão – Foi comprado do Juventus-SP
    Alex Alves – Foi comprado da Portuguesa-SP
    Jussiê – Nada a ver com o Goitacás, mas, tudo a ver com o Linhares-ES, veio para o júnior.
    Maicon – veio do Criciúma
    Fábio Santos (o maluco) – veio de Portugal trocado por parte do Wendell + $$$
    Araújo – veio do futebol japonês
    Alecsandro – veio do Vitória-BA
    Enfim, citei aqui vários casos de jogadores que foram adquiridos e mais tarde vendidos com valorização dos direitos, para mostrar que a política dos Perrelas, pode ser questionada, mas, que tem saldo positivo, registrado nos títulos conquistados.

    Enfim, o que se espera de um dirigente de clube de futebol os Perrelas mostraram de sobras. Só que antes de terminar quero deixar mais uma estatística para a conta de vocês :
    A Estatística do Clássico na Era Perrelas – 64 clássicos disputados com 27 V, 19E e 18 D
    com 98 gols marcados e 84 sofridos. E as 2 maiores goleadas do clássico na era Mineirão (5 x 1 em 99 e 5 x 0 em 2008). E é bom que se diga que a vantagem foi construída exatamente nos últimos 4 anos quando fizemos 11 vitórias, 4 empates e 3 derrotas com 29 gols a favor e 19 contra… (justamente nos anos em que os EXIGENTES dizem que não ganhamos nada).
    Um abraço – JCDuarte

  63. Parabéns JCDuarte.

    Contra números que são mais que eloqüentes não há como questionar.

    EM TIME QUE TÁ VENCENDO NÃO SE MEXE.

  64. Cláudio Ianni disse:

    Charles,obrigado pelo elogio;
    5 x0 foi em 27 abril 2008
    5 x1 foi em 04 abril 1999

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.