Só um time jamais caiu no futebol brasileiro

Por Jorge Angrisano Santana | Em 20 de outubro de 2007

Marcos Pinheiro

O Cruzeiro é o único grande clube do futebol brasileiro que jamais disputou a 2ª Divisão. Outros times reivindicam proeza idêntica, mas, como se pode conferir, abaixo, mentem descaradamente.

Podem não ter sido rebaixados, mas não podem dizer que não deveriam ter passado por isso caso os regulamentos fossem cumpridos.

  • 1981 – Palmeiras disputou a Taça de Prata da Copa Brasil, 2ª Divisão da época.
  • 1982 – Corinthians e Palmeiras disputaram a Taça de Prata da Copa Brasil, 2ª Divisão da época.
  • 1986 – Vasco deveria ter sido rebaixado para a 2ª Divisão do Brasileiro de 1987. Mas valeu-se de uma virada de mesa na 1ª fase do Copa Brasil. Botafogo, que não ficou entre os 28 primeiros derveria ter dispuado a 2ª Divisão em 1987. Foi salvo pelo golpe de estado aplicado pelo Clube dos 13 com a criação da Copa União.
  • 1987 – Santos e Corinthians, 15º e 16º no Módulo Verde, deveriam ter sido rebaixados conforme regulamento original da Copa Brasil.
  • 1988 – Flamengo e Internacional, por terem se reciusado a decidir o título nbrasileiro de 1987 contra Guarani e Sport, deveriam ter sido rebaixados para a 2ª Divisão, segundo regras do CND, vigentes à época.
  • 1990 – São Paulo foi rebaixado para o módulo Amarelo do Paulista 1991. Feito sob medida, o regulamento de 1991 permitiu que os 3 primeiros deste módulo continuassem na disputa do título paulista. O regulamento previa que os últimos do módulo Verde seriam rebaixados para o módulo Amarelo, que os primeiros do Amarelo subiriam para o Verde e que só times do Amarelo seriam rebaixados para a 2ª Divisão “legal”. Ou seja, mesmo que o Amarelo fosse parte oficial da 1ª Divisão, o São Paulo foi, no mínimo, rebaixado do Verde para o Amarelo. Algo parecido com disputar a Taça de Prata do Brasileiro entre 1980 e 1984. Se não era parecia, e como!, 2ª Divisão.
  • 1991 – Grêmio: rebaixado para a 2ª Divisão. Voltou em 1992 com 11 acompanhantes.
  • 1993 – Atlético-MG, lanterna, e Botafogo, vice-lanterna não caíram devido ao regulamento, feito sob medida para descartar os times que incharam a 1ª Divisão na manobra de resgate do Grêmio. E para proteger os ditos clubes grandes – todos, inclusive o Cruzeiro – do perigo de rebaixamento. Com 10 pontos a mais que o co-irmão emplumado,o América-MG foi rebaixado, brigou com a CBF nos tribunais e ficou 2 anos afastado das competições organizadas pela madrasta do futebol brasileiro.
  • 1996 – Fluminense rebaixado para a 2ª Divisão, não caiu devido a uma virada de mesa.
  • 1997 – Fluminense rebaixado para a 2ª Divisão, dessa vez, foi. O Bahia também.
  • 1999 – Fluminense foi campeão da 3ª Divisão, voltou direto para a 1º em 2000 (Copa João Havelange).
  • 2002 – Botafogo e Palmeiras rebaixados para a 2ª Divisão.
  • 2003 – Bahia rebaixado para a 2ª Divisão.
  • 2004 – Grêmio rebaixado para a 2ª Divisão.
  • 2005 – Atlético-MG rebaixado para a 2ª Divisão.

Fontes:

Marcos Pinheiro, 36, carioca, engenheiro, pós-graduado em economia, estudante de Direito, cruzeirense, mora em Belo Horizonte.

38 comentários para “Só um time jamais caiu no futebol brasileiro”

  1. Paulo Sanchotene, RS disse:

    O Grêmio caiu, e daí?!

    P.S.: Subir 12, 4, 2 ou NENHUM (já aconteceu), depende do regulamento. Se for definido antes da competição começar, não tem problema. O mal é mudar ao sabor das circunstâncias.

  2. Paulo Sanchotene, RS disse:

    O Cruzeiro fez a penúltima pior campanha de 1993 e não foi rebaixado por força do regulamento.

  3. Dylan disse:

    O Cruzeiro fez a melhor campanha de 2003 e também não foi rebaixado por força do regulamento, Sancho. É exatamente este o ponto do Marcos. O Cruzeiro é o único clube que nunca caiu pra segunda divisão e ficou lá um ano ou voltou beneficiado por viradas de mesa.

  4. Anderson disse:

    Na boa, que forçada de barra.Se vcs querem acreditar nisso tudo bem, a mim só interessa que eles já cairam.

  5. Anderson disse:

    Então estamos admitindo que eles são grandes?

    Que post desnecessário.

  6. Marcos Pinheiro disse:

    Não entendi, Sancho. Em 1993 o Cruzeiro ficou em 15º entre os 32 participantes. Ver em http://paginas.terra.com.br/esporte/rsssfbrasil/tables/br1993.htm

  7. DANIEL CARVALHO (Porto Alegre) disse:

    Boa noite. O mais importante é cumprir o que manda o regulamento. Não é demérito participar da 2ª Divisão. O que importa é saber tirar as lições das falhas cometidas, para que as mesmas não venham a acontecer novamente, e levar o time para esta situação. Foi o que aconteceu com Grêmio, por exemplo, que se soergueu, com brio, garra e determinação e superou esta fase difícil. Creio que a Direção do Cruzeiro, hoje, já trabalha com uma visão pró-ativa, de montar equipes capazes de mantê-lo no topo da tabela. Não pode durmir no ponto. Amanhã, pelo menos um empate, temos que buscar. Força, Cruzeiro !!!

  8. Walterson disse:

    - Em 1990, o SPFC disputou a segunda divisão do Paulistão e, mesmo assim, foi campeão paulista da primeira divisão daquele ano. Mais ou menos como se o Malutron fosse o campeão brasileiro de 2000.

    - Em 1991, segundo o regulamento dveriam subir 4 pra 2002. Como o Gremio foi o 11º colocado, subiram 12. Ainda bem que ele não foi o 23º.

    - Em 1994, os dois timecos ainda decidiram a Taça Conmebol, segunda divisão sulamericana.

    - Em 1997 o Flumerdense foi rebaixado para a 2ª divisão. Em 1999 foi campeão da terceira divisão e foi catapultado direto para a primeira, juntamente com o Bahia que disputava a segundona.

    - O Palmeiras e Bostafogo voltaram por méritos; o Gremio, por sorte; já o Patético, por força do apito amigo.

  9. Jorge Santana disse:

    Sancho:

    Vc tem razão de ficar bravo. Se escreveram um regulamento em que 12 subiam, o Grêmio tinha mais é que tirar proveito da situação.

    Sancho, vc não tem razão em querer rebaixar o Cruzeiro em 94. O campeonato não era de pontos corridos. Na repescagem, o Cruzeiro terminou na penúltima colocação junto com o Remo, mas venceu nos critérios de desempate: número de vitórias, saldo de gols e número de gols marcados.

    E o regulamento não havia sido escrito para benceficiar o Cruzeiro. Nem para prejudicar os times menores como aconteceu em 93, quando fizeram aquel absurido só pra devolver os companheiros de viagem do Grêmio.

    Esclarecido, Sancho?

    Abs,
    JS

  10. Jorge Santana disse:

    Discordo, Walterson. No quadrangular final de 2004, Zveiter tirou um mando de campo do Marília e outro do Sport. Botafogo e Palmeiras jogaram 3 partidas em casa contra 2 dos concorrentes.

  11. Nusga!

    Esperar que flamerdista saiba ler classificações e regulamentos já é demais… agora querer que os entenda. Não forcem a barra.

    Estou com o Sancho em alguns aspectos, mas a braveza dele tem sentido. O problema é que, durante séculos, regulamentos foram feitos para nào serem cumpridos.

    Muitos outros DESRESPEITOS aos regulamentos para beneficiar “poderosos” e “protegidos” foram cometidos.
    Como é possível um time ficar em ultimo lugar e nào ser rebaixado numa competição que PREVIA rebaixamento?

    Se isso acontece, qualquer interpretação é válida.

    Ainda bem que a “forçada de barra” não foi feita por um jornal mineiro (e tampouco podia-se esperar isso de jornais do eixo!)

    Agora querem uma forçadinha MAIOR???

    http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=30309

    Vamos ver se todo mundo (inclusive torcedores de outros times) sabem ler e interpretar…

  12. Sancho,

    Creio eu que a PIOR colocação do Cruzeiro em Brasileiros (desde 1971) nunca passou perto da última ou penúltima.

    Para poupar-lhe a pesquisa, nossa pior classificação geral, ocorreu em 1984 quando de um grupo da primeira fase com cinco times amargamos um ultimo lugar com SEIS PONTOS, mas que mesmo assim nos colocaram LONGE dos piores classificados.

    Em 1994, Remo e Náutico tiveram classificação PIOR do que a do Cruzeiro DE ACORDO COM O REGULAMENTO (ou você vai querer que um time seja rebaixado em 2007, por exemplo, se ele tiver mesmo número de pontos perdidos que o 17o colocado, mas tiver mais vitórias???

  13. Walterson disse:

    Sancho, realmente desconhecia estas mumunhas do Zveiter para beneficiar os dois. Dá um desconto pois não costumo acompanhar a série B, nem quando as frangas caíram. Só vejo resultados e olhe lá!

  14. Onde escrevi 1993, leia-se 1994.

  15. Evandro, em 1993, os times dos Grupos A e B tiveram campanha melhor do que aquelas dos Grupos C e D por força do Regulamento. O meu ponto aqui é que o argumento do Pinheiro, nesse aspecto, é fraco.

    Poderiam aumentar, hoje, o número de vagas para a Série A de 2009 para 12 clubes. Não vejo problema. Acharam que havia times demais em 1994, eu discordo. Acho que 32 seria um ótimo número. Só que a fórmula não poderia ser de turno-e-returno, todos-contra-todos.

  16. Walterson disse:

    - Em 1991, segundo o regulamento dveriam subir 4 pra 2002. Como o Gremio foi o 11º colocado, subiram 12. Ainda bem que ele não foi o 23º.

    Tal afirmação é falsa. Antes do campeonato começar, definou-se que o campeonato da Série A de 1993 teria 32 clubes, que nenhum clube da A caíria em ’92, e que 12 clubes subiriam (eram 4 grupos, em que os 3 primeiros de cada um subiriam para a A). O jogo do Acesso foi Grêmio 7-1 Operário-MT. Não foi definido depois.

    Isso que V. disse é conversa de leitor da Placar (gracias, Santana).

  17. Santana, o Pinheiro está errado em querer rebeixar o Atlético em 1993, e tu sabes disso, também.

  18. Por fim, o regulamento de 1993, em nada deve a 1987. Uma palhaçada. O benefício ao Grêmio não esteve em 1992, como muitos imaginam, mas ter sido alçado ao Grupo dos Grandes no ano seguinte. Aliás, uma vergonha é haver um Grupo dos Grandes.

  19. Jorge Santana disse:

    O regulamento de 93 era imoral, Sancho.

    Quanto a saber se os times do A e B fizeram campanha melhor por terem enfrentado equipes supostamente mais fortes, só mesmo consultabndo os astros pra saber.

    Certo, certo, é que clubs com dez pontos a menos permaneceram na 1ª Divisão e a “ratatuia” foi expurgada sem dó nem piedade. e muito menos critério decente.

    Abs,
    JS

  20. Jorge Santana disse:

    Sancho, pelo regulamento, é claro que a Cocota não poderia ser rebaixada.

    Como tbCruzeiro, Flamengo, Grêmio e demais clubes tidos como grandes.

    Mas não custa lembrar, contudo, que os lanternas permaneceram e outros com até 10 pontos mais, caíram.

    Só no Brasil.

    Abs,
    JS

  21. Ernesto Araujo disse:

    Post polêmico. Muito bom. E aprende-se muito rsrs

  22. Marcos Pinheiro disse:

    Sancho,

    Não quis rebaixar Atlético-MG e Botafogo em 1993. Foi o JS, ao editar o post, que incluiu a referência aos dois. Por sinal, disse por telefone para o Jorge que em 1993 não houve virada de mesa.

    Mas sendo em desfavor do Atlético-MG, e para criar uma polemicazinha, concordei com a alteração, até porque não há nenhuma mentira no que está escrito.

  23. NALDO disse:

    Frase de um colega meu

    Segunda divisão é igual a ser prezo,você sai, mais, todo munda sabe que você já esteve lá.

  24. Eduardo disse:

    Pelo que entendi, o regulamento de 1993 protegia todos os grandes. Se foi assinado por todos os grandes, todos são parceiros na imoralidade. O Paulo Sanchotene tem razão.

  25. Naldo disse:

    OK

    Se cair, tem que subir.

  26. João Paulo disse:

    Na verdade isso não quer dizer nada, quantos mundiais o Cruzeiro tem? e quantos nacionais?
    O São Paulo pode ter disputado a 2ª do paulista, mas é o time brasileiro que tem mais libertadores, mundiais e atualmente brasileiros.

  27. Luiz Fernando disse:

    e aeh…blz?

    kero ver se o cruzeio estivesse nos lugares do Flamengo e do Internacional…até pq o Cruzeiro ñ estava no quadrangular final nakele ano néh..

    os clubes q ñ caíram d verdad são Cruzeio ,Flamengo e infelizmente os safados dos Portugueses do Vasco !!

    e pronto e acabou !!!

  28. Carlos disse:

    ÃO ÃO ÃO SEGUNDA DIVISÃO ÃO ÃO ÃO

  29. Carlos disse:

    GALINHA SEM ESTADIO GALINHA SEM HISTORIA GALINHA SEGUNDONA

  30. Ricardo Chaves disse:

    FLAMENGO: PRIMEIRO PENTA-CAMPEÃO. CRUZEIRO É DE ONDE MESMO?

  31. Rodrigo disse:

    Como foi 2a divisão se o SP foi campeão em 91? Vá se informar, MEU TIME NUNCA CAIU!

  32. LHP disse:

    Vc deve ser novinhu né bambi, mas o SPFC já caiu sim vai se imformar, ok? Sou louco por ti, Corinthians!

  33. Jorjao disse:

    Muito boa esta !!Gostei!!
    Cruzeiro simply the best!!
    100 mais comentarios!
    valeu!!

  34. Joel disse:

    ora essa, dizer que em 1987 Inter e Flamengo deveriam ter sido rebaixados pq se recusaram a jogar com os vencedores da 2ª divisao pra ver quem era o campeão brasileiro e, por isso, devem ser considerados rebaixados, é dose pra mamute! Os únicos clubes que nunca caíram são Inter, Flamengo, Cruzeiro, Santos, Vasco e São Paulo e nada mais. Ponto final!

  35. Claudio disse:

    Ahahahah, o Flamengo e o Inter deveriam ter sido rebaixados no campeonato que eles esculacharam o Cruzeirinho… Muito inteligente…

  36. Gustavo Miranda disse:

    Inter e Flamengo rebaixados pq se recusaram a disputar a final com Guarani e Sport? Estás mal informado porque desde o início a CBF tinha o regulamento que os grandes times (módulo verde) não disputariam a final com os times pequenos (módulo amarelo). Depois a CBF resolveu misturar tudo. Ai não, é a mesma coisa que o Brasileirão deste ano dizer que apenas os 4 primeiros irão a Libertadores; no meio da competição dizer que os 6 primeiros vão. Não, tá errado. O Inter e Flamengo, junto com o Cruzeiro e Santos são os únicos times que não disputaram a segundona. Dizer que o Inter e Flamengo deveriam disputar a segundona sem saber a verdade não dá. Mas uma coisa é certa: o Inter foi ao Japão e ganhou o Mundial da Fifa. O Fla foi e ganhou a Intercontinental. E o Cruzeiro ganhou de quem lá?

  37. Gustavo Miranda disse:

    Carioca que torce pro Cruzeiro? Tá certo que no Rio não tem time, mas Minas tem time?? Um ganhou só um brasileirão e o outro disputou 2X a taça INTERcontinental e perdeu. Ahahahhahha. É, um time que ganhar a Libertadores e perde pra times alemães o melhor título do futebol tem mais é que ficar quietinho.

  38. Ane disse:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Campeonato_Brasileiro_de_Futebol

    Até a edição de 2008 apenas 4 times da atual Série A disputaram todas as edições da divisão principal: Cruzeiro, Internacional, Flamengo e Vasco. O Santos e o São Paulo nunca disputaram a segunda divisão também, mas em 1979 se recusaram a participar do Brasileiro ao terem seus pedidos de entrarem apenas na fase final recusado depois de alegarem que a competição daquele ano tornava o calendario demasiado apertado.

    NÃO ESCREVA BESTEIRA!!! APRENDA FUTEBOL PRIMEIRO!!

    FONTE: : Wikipédia, a enciclopédia livre. /