Não vou apresentar o Silvério Cândido. Apenas indicarei sua localização no Mineirão pra quem quiser pedir autógrafo. Ele fica à direita das cabinas, na parte inferior das cadeiras especiais.
Em caso de dúvida, ele é o cara que conta fica relatando o jogo pro Evandrão, que passa o tempo todo com uma câmera pregada na cara não tem visão abrangente do gramado.
- Sou o Silvério de Oliveira Cândido, nascido em Belo Horizonte, em 15jun61. Atualmente, moro em Esmeraldas, a 50 km de Beagá.
- Meu pai, Raymundo Cândido, nasceu numa família pobre de Esmeraldas e ficou órfão de pai aos 9 anos. Chamava a atenção dos vizinhos porque, não tendo luz em casa, levava os cadernos pra estudar debaixo do poste de iluminação pública mais próximo. Com esta dedicação toda, venceu na vida, foi advogado, professor de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Minas Gerais. Minha mãe, Elaine de Oliveira Cândido, era uma dedicada dona de casa, que acompanhou meu pai por toda a vida, ajudando a cuidar dos 9 filhos.
- Comecei a estudar no Instituto de Educação, escola pública exemplar. Fiz o 2º grau no Colégio Promove e me formei em Direito na Faculdade Milton Campos.
- Atualmente, sou Procurador Geral da Câmara Municipal de Contagem, Minas Gerais, advogo para algumas Prefeituras e Câmaras Muncipais do interior de Minas e dou aula de Direito Constitucional na UNIPAC Betim.
- Aprendi a gostar de futebol indo ao estádio, desde pequeno, com meu irmão mais velho, Raimundinho, hoje Presidente da OAB/MG. Ele é o cruzeirense mais fanático que eu conheço. Meu avô era um palestrino roxo. Ficávamos horas e horas ouvindo as histórias do Palestra que ele cpntava. Ali começou nossa paixão pelo clube. Como minha mãe e uma irmã se diziam atleticanas, um outro irmão era americano, meu pai dizia que era Olaria pra não amolar ninguém.
- Só joguei futebol na várzea. Tínhamos um time no Bairro Gutierrez, o Villa Nova do Gutierrez, presidido pelo meu amigo Geraldo Hilário, que tinha uma banca de revistas na Av. André Cavalcanti e hoje é dono da Gegê Mudanças. Um cara humano. Fantástico! Eu era lateral-esquerdo. Nosso time jogava muito no interior e era uma festa. Depois, fui ponta-direita de vários times dos campeonatos internos do Clube Forense.
- Comecei a torcer pelo Cruzeiro por influência do meu avô e do meu irmão mais velho. Mas nem precisava de influência, pois é muito fácil torcer para um time que não tem adversário a altura no Estado. Em Minas, não há mais rivalidade. Basta comparar nosso títulos nos últimos 20 anos com os do ex-rival, que caiu num abismo e tem sido dirigido por pessoas despreparadas, desatualizadas e que só fazem mal ao futebol. Pior é que ainda encontram espaço na mídia. Torço para um time que tem uma torcida exigente, que não se contenta com Campeonato Mineiro. E isso exige da nossa Diretoria, trabalho e respeito, Por isso conquistamos títulos importantes.
- A doença, mesmo, começou quando comecei a frequentar a Toca I, levado pelo amigo Sérgio Murilo Monteiro, sobrinho do Roberto Batata. Lembro-me de ter conversado com o Jairzinho, umc ara famoso na época. E também com o Roberto Batata, poucos dias antes do acidente trágico que o levou embora. Foi um choque.
- Meu primeiro jogo profissional num estádio foi um Cruzeiro x América. Eu tinha 5 ou 6 anos. O Mineirão ainda cheirava a novo. Se i que o Cruzeiro venceu porque, depois do jogo, fomos comer pizza.
- Cruzeiro 1×0 América, domingo, 04dez66, 16h, Mineirão, penúltima rodada do Campeonato Mineiro de 1966. Público: 12.297 – Renda: Cr$17.362.100,00 – Juiz: Itaci Vilela – Gol: Dalmar, 26 do 2º tempo – Cruzeiro: Raul Plassmann, Pedro Paulo, Vavá, Cláudio e Ílton Chaves; Zé Carlos Bernardo e Spencer; Wilson Almeida, Marco Antônio (Dalmar), Batista e Caixa. Tec.: Aírton Moreira / América: Gilberto, Hamilton, Cailaux, Zé Horta (Zé Luiz) e Murilo; Dirceu Alves e Chiquinho; Ernani, Julinho, Samuel e Nilo. Tec.: Paulo Benigno. – Nota – O Cruzeiro, que havia vencido o Santos, 4 dias antes, por 6×2, na 1ª partida das finais da Taça Brasil, tornou-se bicampeão mineiro na véspera deste jogo contra o América, devido ao empate entre Atlético-MG e Uberlândia, no Mineirão. Com o título assegurado, Airton Moreira, escalou apenas dois titulares, Raul e Pedro Paulo, poupando o restante do time que, três dias depois, venceria o Santos por 3×2 no Pacaembu conquistando o 1º título brasileiro do futebol mineiro.
- Meu clássico inesquecível foi o da conquista do título mineiro de 1977 (Cruzeiro 3×1). Cerezo, Reinaldo, Paulo Isidoro e Marcelo já davam como certo o título, mas o Cruzeiro, com o uruguaio Revétria marcando 4 vezes em 2 jogos, foi quem fez a festa. Naquela época o Atlético-MG tinha um goleiro, o argentino Ortiz, que lançou moda jogando de bermudão e uma fita prendendo os cabelos louros. Eele era ídolo da criançada alvingera. Só que saiu corrido do clube depois das derrotas. Daquela final de 1977, nunca vou me esquecer.
- Clássico pra se esquecer foi o da final de 2007 (Atlético-MG 4×0). Aquele em que o Fábio tomou um gol quando estava de costas para o campo indo apanhar a bola do 3º gol nas redes. Fui um dos poucos a defender nosso goleiro nas listas de discussão do Cruzeiro.Org, quando muitos torcedores afirmavam não haver mais espaço pra ele no clube. Hoje em dia, muitos daqueles afoitos, gritam, em coro, que ele o melhor goleiro do Brasil.
- Cruzeiro 0×0 Bayern München, no Mineirão, pelo Mundial de Clubes, foi um dos maiores jogos que assisti. Minha memória ainda guarda a cabeçada do Jairzinho, que Sepp Maier, com um voo explêndido, de um poste a outro, defendeu. Nunca vi outra defesa como aquela. O Mineirão bateu palmas pro goleiro elemão. Aquele Cruzeiro 5×4 Inter também foi inesquecível. Não tive muito tempo pra ver o Tostão, mas vi o Joãozinho e isto não tem preço!
- Tostão, Joãozinho, Raul, Nelinho, Palhinha e Zico são meus ídolos no futebol.
- Raul Palssmann, Nelinho, Roberto Perfumo, Luizão e Nonato. Wilson Piazza, Dirceu Lopes, Tostão (eterno) e Alex10. Ronaldo Fenômeno e Joãozinho forma o meu Cruzeiro de Todos os Tempos. E ainda tem muita gente boa que poderia em qualquer time do mundo.
- Depois das aulas no Instituto de Educação, eu costumava ir pra casa do meu amigo Sérgio Murilo Monteiro, sobrinho do do Roberto Batata. E sempre via o ponteiro cruzeirense lá. Mas só fui conversar com ele (e com o Jairzinho, que também apareceu na scasa do Sérgio) na véspera da viagem que o Cruzeiro fez ao Peru pra disputar um jogo pela Libertadores de 1976. Na volta, aconteceu aquele acidente fatal com o Camisa 7. Pra mim, ficou a lembrança do sorriso brincalhão do Batata.
- A queda do Atlético-MG para segundona do Brasileiro foi o acontecimento que mais me deu motivos pra gozar os amigos emplumados. Os dois 5×0, que os nacauteou em duas finais seguidas do Mineiro também foi um prato cheio. Mas, confesso, tá começando a perder a graça.
- Não leio jornais em dia de decisões e clássicos. Dá um azar danado. Não gosto quando o Cruzeiro ataca pro gol da cidade no 1º tempo. Sempre rezo pra tirar este azar. Ultimamente estou indo com uma cueca do Cruzeiro que ganhei de presente e tá dando sorte. Fui com ela no 5×0 e no Chile, no jogo contra a La U. Tô pensando em usá-la até a última partida da Libertadores. Para os momentos mais complicados, tenho uma palvara mágica capaz de acabar com qualquer perigo para o arco cruzeirense. Eu digo Zirigo! e qualquer mandinga contrária se esvai. Não falha nunca. Tenho somente estes cuidados básicos, agora, superstição, mesmo, não tenho.
- Meu sonho, ainda não realizado, é ver o Cruzeiro ser campeão mundial de clubes. E, quando acontecer, quero estar no estádio pra guardar a façanha na memória.
- Se eu fosse presidente do Cruzeiro, investiria ainda mais no futebol. O clube multiplicou sua torcida em razão dos títulos conquistados. O proprio Zezé diz isto. Veja o caso do São Paulo, cuja torcida cresceu muito em função dos títulos importantes que tem conquistado. Só acho que as vezes o Cruzeiro peca em contratar mais pela quantidade do que pela qualidade. Fred estava dando sopa e preferimos ficar com Alessandro, Wellington Paulista, Wanderley e Thiago Ribeiro ao invés de investir nele. O Jael nem esqeuntou o banco e já foi embora. Agora, é a vez do Zé Carlos. Imaginem este time com Kleber e Fred!
- Futebol é empresa. O Cruzeiro ainda tem futuro, principalmente com esta jogada de Sócio do Futebol. O Atlético-MG, contudo, caminha prum abismo sem volta, porque só age com emoção e tem dirigentes despreparados, que se apoiam na mídia, mas não enxergam um passo à frente.
Parabéns Silvério pela bonita história de vida da sua família e pelo amor incondicional ao Cruzeiro Esporte Clube. Sds5estrelas!
Obrigado, de coração, pelas palavras.
Grande Silvercan, este é um cruzeirense que eu gosto… Sei que ele tem lá suas preferências futebolísticas, mas, estranhei não ter incluído o THIAGO HELENO em seu Cruzeiro de todos os tempos (rs, rs, rs, rs…). Silvério… quarta é dia de chegar mais cedo e fazer ponto de prosa & verso na barraca da Rosália em frente ao portão 3, de 18 às 20:30 e depois entrar para o campo… E confirmando a conquista haaaaaja coração…
Parabéns ao Silvério e ao JCD! Que o presente venha quarta.
PRerzado JOão. Parabens pelo niver. Muita paz, saúde, amor e vibrações com o nosso CRUZEIRO> Se estiver no mineirrão amanha te dou o abraço pessoalmente. TUDO DE BOM , Mestre!
Eu e o SIlvério temos o mesmo avô palestrino. Silvério não contou (tem a proteção do blogueiro) que é o maior pé-frio da torcida do Cruzeiro. É o caso até de fazermos um complô para proibí-lo de passar perto do Mineirão na quarta. E ele me vem com esta história de “cueca da sorte”… Só ser for sorte para ácaros, bacterias e outros insetos minúsculos. A maioria das histórias aqui relatadas é verdadeira, entretanto, faltaram alguns “pequenos detalhes” comprometedores que declino de escrevê-los para não estragar a homenagem.
Evandro: O Jorge disse TUDO: Vc com aquela máquina, não vê jogo nenhum e ainda fica cornertando antes e depois do jogo. Já tem operação “resgatre” pra te prender no dia do jogo….
Silvério,
Vou ALIVIAR a Sua barra. Nem vou falar que você me pergunta todas as vêzes como foi o lance pois é useiro e vezeiro em não ver O LANCE capital… fica só vaiando e cornetando… vou parar para não pegar pesado. Sanjorge tem que ficar mudando de lado no estádio pois não enxerga nem os números da camisa do Cruzeiro. Tá igualzinho a uns narradores por aí. E vocês vêm falar de mim e das minhas máqunas… AFF!
Silvério e JDuarte são “gatos” de certidão de nascimento.
Se eu e o João somos gatos, vocÊ Evandro, é LEÃO!
Vou continuar aliviando… este avatar seu cor-de-rosa tá um “must”… Continua assim!
Um grande abraço ao Dr. Silvério. Conheci seu pai, o Dr. Raymundo Cândido aqui em Mariana, no Fórum. Pessoa ímpar, em conhecimentos jurídicos, firmeza de caráter e simplicidade. Conheci e conheço o João Batista (principalmente num turbulento processo de desapropriação) e o grande cuzeirense, presidente da OAB Dr. Raymundo Cândido Jr. Com quem, aliás, tive o prazer de encontrar no Mineirão quando da penúltima partida da Libertadores e tirar uma foto junto com o Evandrão. TODOS CRUZEIRENSES DA PRATELEIRA DE CIMA. Futuros tricampeões da Libertadores… como eu.
Elias: Obrigado pelas palavras. Sou suspeito, mas o meu pai era realmente fantástico. Um ser humano de um coração maior do que a nossa torcida toda..rs
Linda história. Sempre fico imaginando esses dois jogos citados (contra Bayern e contra Intenacional) em 76.. Como meus pais sequer se conheciam nesse ano, imaginem eu.. não era nem plano ainda.. Mas, pelos vídeos antigos que tenho salvos aqui no computador, eu sinto uma espécie de “saudade do que eu não vi”, se é que entendem.. Só opino diferente um pouco sobre uma coisa no texto: o caso do Fred. Até pouco tempo atrás, eu compartilhava da mesma opinião do autor, mas, principalmente depois da decisão do WP de ficar – mesmo eu sabendo que muito dessa decisão se deve ao fato de ele saber que no Fla não receberia salários em dia – eu venho me tornando um admirador desse atacante. Não é um primor de craque, mas ninguém pode dizer que ele não honra a camisa.
Aliás, será que alguém pode dizer isso de algum jogador do atual Cruzeiro? Acho que não..
Méritos para o ADILSON. Ta com o grupo afinado… Só um desastre nos tira o título!
Concordo. E justamente ele, que era segunda opção ao Mano Menezes, e chegou esculhambado pela boiada..
Gabriel, se vc pedir o DeLorean do Doc Brown emprestado, pode visitar o passado, antecipar a relação dos seus pais, assistir aos dois jogões e. depois, voltar ao futuro. Simples assim.
Jorge, infelizmente (ou felizmente), o DeLorean da minha mente pode me levar no máximo até 1993, e relembrar aspectos da nossa primeira Copa-BR. Minha história de Cruzeirense precede-se pelo meu pai, que perde horas quando nos encontramos a me contar essas histórias magníficas.. Pra mim, Tostão é o melhor cronista esportivo do Brasil.. Quem me dera poder vê-lo nos tempos em que ainda fazia “bico” de jogador..
Gabriel, Honrar a camisa e lutar o tempo todo, como vem fazendo o Wellington Paulista é ESSENCIAL. Ele é limitado e grande parte da torcida o classifica como TÔSCO. Tôsco mas útil. Compará-lo com Fred é brincadeira. Eu preferiria o Fred ao invés do WP, MAS em condições financeiras completamente diferentes. Se o Cruzeiro pagasse o que pagou pelo WP mais seus salários como salários do Fred por UMA temporada seria ótimo. Só que o pedido do Fred teria minha reprovação COMPLETA se a diretoria o contratasse. Como dito, Fred + K30 iriam DETONAR as defesas adversárias. WP e TRibeiro são FRACOS tecnicamente.
Discordo quanto ao THIAGO RIBEIRO. Esta fora de forma e vem com seguidas contusões, mas é um bom jogador Professor.
Não sei do Fred. É ótimo jogador, mas não me parece tão apto a contribuir para um grupo fechado em torno de um objetivo comum. O Kléber é diferente. Até escrevi aqui uma vez, que ele é IMPRESCINDÍVEL para o time do Cruzeiro. Prefiro, p. exemplo, num hipótese, vender o Wagner, o Jonathan e o Leonardo Silva, de um a vez, do que o Gladiador. Principalmente se formos ao Mundial.
O Adílson relacionou 24 jogadores para a concentração. Cortará SEIS para o jogo e banco de reservas. Eu até colocaria o Ramires no jogo… mas NUNCA junto com Fabinho e Henrique. Tá claro que o Rote vai queimar a mufa esta noite. E se ele partir pra cima vai ser pego com as calças na mão. Quem eu tiraria do jogo de amanhã? Eu entraria com o seguinte time: Andrey, EliCarlos, Anderson, Vinícius e Sorín; Fabrício, Fabinho, Bernardo e Athirson, Dudu e Zé Carlos. Deixaria no banco: Rafael, Neguete, Mateus, Ramires, Uchôa, Rômulo e Wanderley.
Ramires no jogo??? Já tá tomando as Bohemias antes da hora Professor? Não escalaria NENHUM jogador titular amanhã, tampouco, no banco de reservas.
Ramires, pelo acordo com o Benfica, nem pode jogar.
O Cruzeiro pediu autorização para o Queniano jogar e foi atendido, acho que é só para complicar a cabeça do Celso Dentadura.
Sanjorge, vc viu os artigos, incisos, paragrafos, letras e entrelinhas do acordo do Cruzeiro com o Benfica sobre o Ramires? És um cara bem relacionado e muitíssimo bem informado. Estou pra dizer que NEM o Ramires viu.
Rapozaço, estás em BH este fim de semana??? Ou ainda está tentando fazer a festa como lateral esquerdo? Evandrão, não estudei na escola do Luxa, o gato mestre. A idade chega para todos nós. Sou um privilegiado por chegar aos 50… Recebi extrema-unção com 3 para 4 anos de idade. Tive crupe e me salvei porque o homem lá de cima quis… E fui feliz prá caramba na escolha do time de futebol para o qual torcerei até meu último suspiro, não é mesmo??? Vamos marcar amanhã… Um abraço – JCDuarte
UAI… estamos na área… se esbarrar faço como o Dudu fez… e chamo o Fábio para bater o pênalti
Agora.. larga mão de fazer como o SanJorge que já fez 74 anos, anda gratuitamente em transporte coletivo, vai quase todo final de semana ver o filho em SP usando a gratuidade do Transporte interestadual e fica falando da idade dos Outros.
Eu sou da Geração Pós-Beatles.
Só se for pós beatas da Idade Média… kkk O Jorge deu conselhos pro JK quando da construção de Brasília
ERRATA: SAnjorge era conselheiro do JK (do Conselho de Anciões) durante a construção da Pampulha e Av. Antônio Carlos. Quando a barragem da Pampulha estourou SAnjorge é que atuava junto às camadas sociais menos favorecidas.
O Evandro vou chamar seu amigo Habbibs hein?
Pode ficar com ele… você merece! presente de aniversário!
Chiabi, cinquentinha… Então troca esta foto antiga, meu caro…rss
João…Estive em BH ontem e hoje pela manhã. Tive um compromisso hoje á tarde, agendado há semanas. Niver de uma pessoa muito amiga minha e da minha esposa…
Parabéns ao Silvério, bela história!!
Dúvida: se o Velho Damas pedir a cueca pro time dele escapar da segundona, será que Dom Silvério empresta?
Prezado amigo Sindico: Esta cueca tá preparadinha pra 4a e depois vou “engoma-la” pra Dubai. Cuidado com as interpretações hein?
Pô, Silvério, vc já não tem mais diade pra engomar cueca… Agora, só pode caso pensado e depois de ingerir uma capsula do comprimido azul.
Aproveitando a sessão parabéns e abraços, queria mandar, em nome de toda a EQuipe Cruzeiro.Org, um grande abraço para o Henrique e Liliane que se casam hoje. Conheci ambos nas primeiras jornadas da EMbaixada Azul em Brasília. Eles se mudaram para BH e o Henrique ajuda muito atualmente no site e na lista de discussão Cruzeiro.Org. PARABÉNS E FELICIDADES aos dois!!!!
MAs e o Regabofe? Aonde fica o Whisky amigo?
NAquela galeria de arte que fica na Av. Antônio Carlos com JOsé Dias Bicalho. Coisa fina! E os convidados deles do Interior vão amanhã ao jogo… os noivos vão iniciar a lua-de-mel no clássico do Mineirão
Tô desesperado!!…Até o jogo contra o Grêmio eu tava comprando ingresso pelo cartão 5 estrelas, mas nesse jogo pra final do dia 15 não tá dando. Só falta eu ter que ir pra fila logo agora.
Marc3lo, Cartão 5 Estrelas não tá valendo desde 30 de junho. Você não fez a opção pelo Sócio do Futebol não? Acho que vais enfrentar uma fila…
Professor: Quer tomar as Bohemias amanhã antes do jogo? Aproveita enquanto ainda pretendo pagar a aposta.
Tenho que me preparar… e arrumar alguns convidados para e ajudarem… amanhã é ruim… quem sabe na quinta que vem para comemorar o título… aí vc fica com menos dor de corno ao pagar a aposta
Alguém pode me informar como funciona esse negócio de excursão? O cara é dono da empresa de ônibus. Ele pode ir lá com a lista de passageiros e comprar 100 ingressos pro jogo? Tô com medo de não conseguir essa entrada..
Cuidado com este negócio de excursão. A Polícia Rodoviária Federal costuma prender muitos onibus clandestinos na estrada e aí vai só ouvir o jogo pelo radinho. Verifique se o onibus pode realmente fazer excursões, as docuemntações, etc. Às vezes ele já tem o ingresso na mão. Sem ingresso, vai esbarrar nas mãos de cambistas
Gabriel, a diretoria do Cruzeiro pode te informar sobre o organizar das caravanas estarem cadastrados ou não. Sei que alguns são relacionados e que assumem a caravana recebendo os ingressos (que ficam reservados) quando chegam aqui em BH. Conheço MUITAS histórias com enredos trágicos de viagens que, às vêzes, nem se iniciam. Não basta o cara ser dono de empresa, ele tem que assumir alguns compromissos junto ao Cruzeiro. Num jogo recente, pela Libertadores, um cara de uma cidade perto de BH, reservou os ingressos e não conseguiu vender nem a metade. Teve um prejuízo LEGAL. Todos tem que entregar uma lista de torcedores. Não obrigatoriamente todos vem ver o jogo e muito rôlo Pode acontecer.
Estes comentários deveriam estar sendo publicados no POST ANTERIOR…
Gabriel o responsável pela excursão deve ter documento comprovando o nome e quantidade de pessoas que está levando, para comprar ingressos para todos. Teoricamente é assim que funciona.
Parabéns ao João Duarte pelo aniverário, além das excelentes colunas, deveria ganhar um premio por ser o cara mais paciente da Blogosfera Cruzeirense.
Poe paciência nisso!!!
Parabéns a voce também Silvério, bonita história de vida.
Silvério, parabéns pela sua história de vida. Um grande cruzeirense.
Obrigado, pela força.
Parabens Silverio, e acredito que essa formação sua e do seus irmaõs se devem ao esforço e dedicação do seu Pai. Pelo pouco que você contou dele e pelo orgulho que da para ver na suas palavras contando um pouco da vida do seu pai da para perceber que era (ou é) uma pessoa iluminada. Parabens!!
Referente a essa história de pé frio pode ficar tranquilho que tenho um pé quente (meu socio) então as forças do azar e da sorte se equilibram.. kkk abraços
Viva o Adilson!
História bacana, a do Silvério. Não conheci o pai, Dr. Raymundo Cândido, só de nome. Conheço o Raimundinho, batalhador das causas dos advogados e do Cruzeiro, pinta de ponta esquerda dos anos 70. Duro deve ter sido tolerar o Evandro na família.
Núu. Erasmo chegou no programa. Jorgesantana hoje não dorme.
Wanderléia?
Mutio legal sua história Silvério. Receba meus parabéns sinceros. Também vi Cruzeiro x Inter, um dos maiores e melhores jogos da história mundial. Contra o Bayer não fui. Se Deus quiser vou conseguir um ingresso pra amanhãe serei mais uma testemunha de um título. Abração.
Silvério Cândido, parabens por torcer pelo melhor time do mundo!