Samúdio, 1ª contratação pra temporada 2014

Por Jorge Angrisano Santana | Em 13 de dezembro de 2013

Miguel Samúdio, emprestado pelo Libertad, do Paraguai, é o primeiro reforço do Cruzeiro para 2014.

Miguel Ángel Ramón Samudio, 27, nascido em Capiatá, Paraguai, 24ago86, lateral-esquerdo, ala ou meia, 1m72, canhoto, revelado pelo Sol de América (2007-2008), jogando no Libertad (2009-2013), 13 jogos pela Seleção do Paraguai, campeão nacional em 2008 (Apertura), 2008 (Clausura), 2010 (Clausura), 2012 (Clausura), 163 jogos e 10 gols como profissional.

Só me lembro dele nos jogos contra o Flu, nas oitavas de final da Libertadores 2011.

Naquele confornto, ele jogou muita bola. Continua jogando?

94 comentários para “Samúdio, 1ª contratação pra temporada 2014”

  1. Por gentileza, comentem o tema do post. Ou ninguém conhece o Samúdio.

  2. E sem trocadilhos ou brincadeiras com o nome da modelo Elisa Samúdio, o que seria de extremo mau gosto.

  3. Jdias disse:

    A contratação foi correta. Posição carente, jogador com experiencia na LA e de seleção. Vamos aguardar o cabloco jogar pra ver se vinga no Cruzeiro.

  4. Romarol => A contratação na lateral-esquerda era necessária já que o Egídio não tinha um reserva imediato, apenas o Everton que não é de origem na posição. Espero que o Samúdio nos traga alegrias em 2014. Seja bem-vindo a um dos maiores clubes do mundo.

  5. Hendrix disse:

    Não te entendi síndico. Não brinquei quando disse que não o chamaria por esse sobrenome. Meus outros comentários foram minhas opiniões sobre ele. Se achou que devia apagar tá ok.

  6. Hendrix => Pelo que vi dele, cruza melhor em velocidade ou na bola parada, corre mais e é frio. Creio que Egídio vai comer banco. Muito boa contratação em princípio.

  7. Naldo => Vai arrebentar no Cruzeiro. Bom jogador em time pronto não tem erro.

  8. O Cruzeiro não precisava contratar lateral-esquerdo. Egídio e Francisco Everton estão acima da média brasileira. Mas se contratou, que seja bem-vindo e mostre mais serviço dos que os dois do elenco.

  9. Maia disse:

    Sinceramente? Nunca tinha ouvido falar. Vamos aguardar…

  10. Pois afirmo que a contratação pode ser muito melhor que a encomenda. Prefiro até que a maioria dos alienados fiquem calados (os reclamões vão dizer até que o F.Éverton é melhor do que o Ramón). Egídio agora tem sombra… se vacilar, vira reserva. E o cara (Ramón), vindo com direitos fixados e por empréstimo fará de tudo para mostrar serviço. Contratação pontual e necessária. ABS/ :-P

  11. Wagner CPM disse:

    No conozco.

  12. teixeira disse:

    Toca para o Chile, paraguaio na toca. É o cruzeiro tomando a América pelas beiradas. O argentino Farias e o uruguaio Victorino merecem uma derradeira chance ?

    • Nonato disse:

      Em hipótese alguma.

    • jfabio disse:

      Claro que sim! São patrimônios do clube. O Victorino já jogou o fino da bola no Cruzeiro. Caiu de rendimento porque estava jogando lesionado. E o Farias pode fazer do time do Cruzeiro, o mais perigoso na bola aérea, de toda a América. Não se esqueçam da raça deste jogador, que nos ajudou muito naquele ano difícil. torço para que o caso dele seja parecido com o do Alex/10. E digo mais, se não fosse bom, não ganharia o salário que tem. É chegada a hora de pagar o investimento.

  13. Coutinho disse:

    Para mim Samudio vai dar certo e será titular. A forma de contratação foi muito bem feita pq, se o imponderável acontecer e ele não se adaptar ficará apenas um ano e não vários anos como aconteceu com o Farias.

  14. Celeste disse:

    Não conheço o tal do Ramón, mas acredito que já é passada a hora do F.Everton sair do clube.

  15. Italo Vilanova disse:

    Não é uma lateral-esquerdo defensivo, que entraria em contraposição aos que temos mas é bom jogador. Está mais para ala, apoiador que defensor. Até se esforça na recomposição, mas se faz mais presente no ataque. O canhoto pode jogar até de meia esquerdo, tem velocidade, sabe cruzar com razoável precisão e vez ou outra acerta bons chutes a média distância. Acredito que ganharemos boas jogadas em profundidade pela linha de fundo, mas não creio que será mais defensor que o contestado Egídio.

  16. Impressionante. Comentaristas que nem conhecem o tal Samúdio já sacaram Egídio do time em favor do paraguaio.

  17. Celeste disse:

    Vai aí um off,e, como esse post já tem 24 hs, acho que não vou atrapalhar tanto: Defendi minha dissertação de mestrado ontem. Foi muito bom.Consegui vender meu peixe. Minha filha me disse no final: mãe, você arrasou! (tudo bem que opinião de filho é exagerada) mas eu também saí com a mesma sensação. Vivenciei vários problemas nesse segundo semestre. O do meu irmão foi o mais intenso. Como qualquer aluno, pensei em deixar para o próximo ano.

    • Celeste disse:

      Minha orientadora não deixou eu desplugar e foi melhor assim. Parece que ontem os ventos contrários se reverteram em ventos a favor e em maior intensidade. Recebi muito apoio, inclusive dos amigos que aqui ecrevem e tudo isso foi muito bom. Enfim, saí da universidade com a sensação do dever cumprido: Finalizo 2013 com dois títulos (campeã brasileira e mestre). E assim Santa Luzia vai ficando aí no meu avatar.

      • Parabéns! Agora, só falta escrever um post sobre a tese. Não o making off, mas o tema central.

      • matheus t penido disse:

        Parabéns Doutora. Já tive a oportunidade de acompanhar algumas defesas de tese de mestrado e realmente exige muito, além da preparação que é longa. Mas imagino que, ao final, a satisfação seja proporcional à dificuldade.

      • Pedrosa disse:

        Parabéns Dra!

      • Aviso. Leiam, com atenção, o que a Mestre Celeste escreve. Mestrado tem a ver com DISSERTAÇÃO. Tese é outra etapa. ABS/ :-P

      • Celeste disse:

        Amigos obrigada. Jorge eu vou produzir um material e mando no seu email. Evandro, se depender da vontade da minha orientadora, eu faço doutorado e pós- doutorado. Só que quero para por aqui. Foi muito bom, mas já passei dos 50 e quero aproveitar mais a vida.

      • Naldo disse:

        A corrente positiva do PHD, cada qual na sua fé, ou não, faz muitas coisas boas, Dra Celeste. Parabens!

      • mariana disse:

        Parabéns , Dra.!

      • Dra Celeste, este negócio é como uma cachaça, às vezes boa, às vezes ruim. Vicia. Assim que entregamos a dissertação ficamos lendo e relendo algumas coisas que nos fazem querer mudar antes da defesa. Quando lemos algo que escrevemos (algum artigo ou texto) no início da dissertação, ficamos com a sensação de “… como escrevi isto …”. Após a defesa, a sensação é de alívio e, daqui alguns dias, especialmente quando entregamos as correções e notas recomendadas pela banca, vai dando uma “coceira” para fazer doutorado sobre alguma tese maluca que passou pela nossa cabeça que é perigoso. Eu fiquei quieto e a coceira passou. Recentemente, andei lendo umas merdas em determinado assunto que a coceira voltou… tô somente esperando algum orientador que aguente o tranco… tem que ter culhão para um orientador segurar uma tese em que eu queria polemizar um tema. Segura a coceira aí… rsrs ;-)

  18. jrgalvao disse:

    A contratação de um lateral esquerdo se faz necessária para fazer sombra ao Egídio. F Everto e L guerreiro não são jogadores que mereçam vestir a camisa do Cruzeiro. Mas tenho comigo que o Cruzeiro nunca acertou com jogadores equatorianos, colombianos, peruanos e paraguaios, Vamos aguardarrrrrrrr

  19. Cruzeiro.Org disse:

    Lateral Samudio é o 1º reforço para 2014 é analisado por Arce http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=45785

  20. matheus t penido disse:

    Nunca vi jogar, então não posso opinar. Mas cego de bola não deve ser porque é um dos destaques do Libertad há alguns anos e titular da seleção paraguaia. Mas terá que jogar muita bola pra superar o Egídio que apesar de implicância de alguns (não tem etiqueta) fez um bom 2013, com alguns momentos de brilho.

  21. Cruzeiro.Org disse:

    Cruzeiro pode fazer 1º jogo da Libertadores 2014 na altitude do Peru http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=45786

  22. Cruzeiro.Org disse:

    Cruzeiro quer proibir torcidas organizadas de usarem marca do clube http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=45787

  23. Pedrosa disse:

    Quanto ao Samúdio é sempre bom ter jogadores que já jogaram grandes jogos. Isso é muito importante na LA. O paraguaio também atua como meia, o que é muito importante. E ele deve ser bom, afinal vários times tentaram e o Libertad relutou em liberar. Que seja feliz aqui em BH.

  24. Se eu fosse dono do Valeriodoce, não contrataria nenhum comentarista do PHD nem pra auxiliar técnico do Sub15.

  25. Cruzeiro.Org disse:

    Cruzeiro.Org© “O torcedor vendo o Cruzeiro e a torcida de longe” Direto da Embaixada Azul http://cruzeiro.org/coluna.php?id=2088

  26. Paulo Souza disse:

    Tínhamos deficiência na LE a ponto de se deslocar o Ceará para atuar naquela posição quando o Egídio não estava bem e ou suspenso. Samúdio vem suprir essa carência. Inteligente o contratador.

    • BrunoBarros disse:

      Paulo, você matou a questão. Ainda bem que o contratador não acha o Everton, e também o Egídio (que delírio!), incontestáveis. Ganha o Cruzeiro com a inteligência do contratador. Vem pra ser titular, reforço de fato porque é melhor do que o lateral mais ou menos que temos hoje como titular.

  27. Montes de mestres em Samúdio. O paraguaio nem precisou mostrar serviço jogando pelo Cruzeiro. Ídolo antes da hora. Inquestionável. Como Victorino já foi um dia. Boa sorte, gringo. E trate de se virar, pois essas marmotas que te idolatram antecipadamente são as mesmas que vão te chamar de chinelinho, cachaceiro, cabeça de bagre etc, se algo der errado. Ou melhor, se vc não atacar e marcar com perfeição que eles imaginam ser obrigação de todo lateral.

    • Magno Antunes Dos Santos disse:

      Se algo der errado, no fim do ano ele volta pro Libertad……até lá seguimos com o titular do TRI Brasileiro!!!

    • Hendrix disse:

      Não li ninguém aqui chama-lo de craque ou o idolatrando. Todos dizendo que é bom jogador. Ele é.

      • EM redes virtuais, é totalmente desnecessário escrever alguma coisa para os outros formarem opinião. Numa lista de discussão eu fiz UMA pergunta, totalmente dentro de um contexto, e um dos leitores retirou a pergunta do contexto e afirmou, peremptoriamente, que eu estava a fazendo uma DEFESA do Governo Federal com a pergunta. Aqui no Blog, Se eu citar o nome de, POR EXEMPLO: Adílson Batista, Marquinhos Paraná e outros, aparecerão UM MONTE para dizer que “estão idolatrando os caras” e sandices semelhantes. O síndico não foge à luta… ele tá na mesma linha … opinião formada !!! Depois falam que EU preciso levar futebol menos a sério. Tenho é que levar algumas pessoas e opiniões menos a sério… Afinal, são verdadeiros COMÉDIAS. ABS/ :-P

      • vai ser burro lá no caixa-prego! estou justamente combatendo opiniões formadas sobre o nada. sobre o que não se conhece. é cada toupeira que me aprece…

  28. Naldo disse:

    Como sempre faço, vou esperar o gringo jogar, mas continuo acredtiando que irá se dar bem por aqui.

  29. jfabio disse:

    Sei não, quando me lembro do Diego Arias, fico com um pé atrás.

    • Nonato disse:

      rsrsr… o cara tava defendendo Victorino e farias ( 2 imprestaveis ) e vem falar de pé atrás com um cara que ainda nem chegou. e o que samudio tem a ver com árias? brincadeira, viu. tem nego q fala pelos cotovelos, mesmo

      • Nonato disse:

        ah, e ainda teve a proeza intelectual de misturar alex 10 com farias, como se em alguma coisa esses dois se assemelhassem.

      • jfabio disse:

        Coitado do Nonato, tão bobinho que não entende o que lê. Mas eu vou ajudá-lo. Victorino, Farias e Diego Arias, são gringos como o Samúdio. Dos 3, o único que chegou como estrela foi o Farias (e por isso o comparei ao Alex, pois, acredito que ele também possa desencantar na sua 2ª passagem). O Samúdio chega com um status de promessa, tal como o Victorino e o Arias. Torço para que ele possa dar certo, como o Victorino deu. Temo que ele não dê certo, como o Arias não deu. E aí Nonato, doeu?

      • Nonato disse:

        Agora eu entendi! Samudio e Victorino estão no mesmo saco, o das promessas, porque chegaram aqui com 27 e 29 anos, respectivamente, ambos com passagem pelas seleções de seus países. Victorino não deu certo aqui coisa alguma. Farias jamais foi, pelo menos na ideia de alguém sensato, uma ‘estrela’ do mesmo nível do Alex. E o Arias, francamente, esse tá mais pra ser esquecido do que lembrado. Só acho que vc misturou alho com bugalho, falou bobagem e ainda foi contraditório. Doeu o quê, mula?

      • jfabio disse:

        Nonato, da próxima vez, antes de fazer um comentário infeliz, pense 2 vezes. É melhor do que ficar se estrebuchando para explicar o inexplicável.

  30. Putaquiupariu, como tem cérebro de galinha nesta lista! E eu perdendo meu tempo escrevendo pra quem não consegue interpretar um texto de 10 linhas. Inté. Vou me desintoxicar lendo algo relevante. Na volta, prometo escrever como redator do Jornal da Record, ou algo inferior, pra facilitar a compreensão geral.

  31. Magno Antunes Dos Santos disse:

    Tem gente pedindo segunda chance pro Farias?!!!…ai sim é de se preocupar……um cavalo cansado em sem os dois joelhos e na descendente tecnicamente falando!

    • Segunda chance não… primeira… ou você acha que o Farias teve “chances”… melhor… o que VOCÊ entende como “chances”? Só pergunto pois é importante para balizar as opiniões e avaliar sua classificação de que Farias é um “… cavalo cansado sem os dois joelhos e na descendente …”.

      • Nonato disse:

        Farias teve 35 chances no Cruzeiro, entre competições como Libertadores e Brasileiro, marcou 8 gols, ficou ao todo 8 meses afastado, num ano em que quase caímos pra B, tudo isso ganhando 300 mil pratas por mês, sem atrasos. O que mais precisaria pra que tanto se configurasse como chance, essa palavra tão difícil de ser entendida, posto que é assim tão variável e subjetiva pra alguns? Fiquei curioso.

  32. No Brasileiro, Egídio jogou 35 dos 38 jogos do time. Antes de a equipe confirmar o título, havia ficado fora somente de um jogo, quando cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo. Ele foi uma boa opção ofensiva, principalmente pela qualidade nas cobranças de escanteio e faltas laterais. Por outro lado, também se destacou nos desarmes: foi o 3º jogador com mais roubadas de bola no Brasileiro (82), atrás apenas de Williams, do Internacional (111), e Ralf, do Corinthians (88). (GloboEsporte.Com, 15dez13)