Quem tem boca vai a Joanesburgo

Por Jorge Angrisano Santana | Em 1 de julho de 2010

Copa se joga um pouco com os pés e muito com a boca. Confiram um pouco do que se disse:

  1. Johann Crujiff, ex-jogador da Holanda, vice-campeão de 1974: “Este Brasil é uma vergonha para o torneio e para os torcedores. Eu não pagaria ingresso pra vê-lo. O time tem talentos, mas joga de maneira defensiva e pouco interessante.”
  2. Maradona, auxiliar técnico de Salvador Billardo na Seleção Argentina: “O erro não foi validar o gol do Tévez, mas permirtir a caçada ao Messi, algo como fez o killer Gentile em 1982.”
  3. Cláudio Gentile, ex-jogador da seleção italiama campeã do mundo em 1982: “Maradona é um palhaço; eu nunca foi expulso por jogada violenta.” [N.B.: Maradona foi expulso na Copa de 1982, após aplicar um coice na barriga do volante Batista, na derroda da Argentina para o Brasil por 3x1].
  4. Dunga, treinador do Brasil: “No Brasil, se a Seleção vence, pedem espetáculo, se vence e dá espetáculo, exigem goleada, se vence, dá espetáculo e goleia, dizem que o adversário é fraco.”
  5. Olé, diário esportivo argentino, referindo-se ao gol de Luís Fabiano contra a Costa do Marfim: “La mano del diablo!”
  6. Pelé, sobre o mesmo gol: “O gol do Luís Fabiano foi de Pelé, pelos chapéus, e de Maradona, pelas mãos”
  7. Wall Free Dow Jones, torcedor brasileiro: “O Brasil, hic!, vai, hic!, campeonar, hic, hic, hic, hurra!”
  8. Maradona sobre Pelé: “Aquele moreno que jogava com a dez, devia voltar pro museu”
  9. Pelé sobre Maradona: “Ele me ama…”
  10. Cristiano Ronaldo, após a derrota para a Espanha: “Por que fomos eliminados? Perguntem ao Carlos Queiróz…”
  11. Cristiano Ronaldo, de cabeça fria: “Estou destroçado, completamente desolado, com uma tristeza inimaginável. E quando disse pra perguntarem ao treinador foi porque, naquele momento, ele estava na conferência de imprensa e eu não me sentia em condições de explicar coisa alguma. Sou um ser humano e tenho o direito de sofrer sozinho.”
  12. Bastian Schweinsteiger, volante da Argentina: “Temos que manter a calma e não cair nas provocações dos argentinos. Todo mundo viu a conduta deles no intervalo da partida contra o México. Reparem na forma e nos gestos com que tentaram influenciar o Juiz. Foi uma vergonha. Mas esta é a mentalidade deles e temos que estar preparados pra isto.”
  13. Vicente Del Bosque, treinador da Espanha: “Nosso estilo é o de nos manternmos fiéis a nosso estilo”
  14. Renato Maurício Prado, comentarista do SporTV: “A Espanha já é semifinalista da Copa.”
  15. Larissa Riquelme, modelo e torcedora paraguaia: “Desque pequena, sempre gostei de de futebol, já fui até atacante, e sou fanática pelo Cerro Porteño…”

100 comentários para “Quem tem boca vai a Joanesburgo”

  1. claudio(xina)lemos disse:

    O Renato maurício prado é um mala.

  2. claudio(xina)lemos disse:

    Que inveja daquele celular.

  3. Hugo 5erel0 disse:

    Melhor voltar pra um glorioso museu do que pra uma clínica de recuperação.

    • mariana disse:

      Não suporto ele tratar o Pelé com este desdem todo. Chamar ele de “aquele moreno”, é uma das coisas mais estúpidas que já ouvi. Vontade de bater nele. Cala a boca Maradona!!!

  4. Hugo 5erel0 disse:

    Cruyff ainda disse mais: “Quando falamos em Brasil pensamos em jogadores como Gérson, Tostão, Falcão, Zico ou Sócrates… Agora temos o contrário, com Gilberto (Silva), Felipe Melo, Michel Bastos e Julio Baptista”.

    • Elias disse:

      E a recíproca é verdadeira…

    • Bruno Pontes disse:

      Assim como é duro pensar em Van Basten e ter que assistir o Van Persie. O mais irônico disso tudo é que a seleção holandesa parece MUITO com a brasileira. São, a rigor, 2 craques (Robben e Sneijder) e um bando de trabalhadores, incluindo um volante questionado por ser violento (De Jong), um banco que não está a altura do time titular, e um futebol sem brilho, mas com muita eficiência.

      • Hugo 5erel0 disse:

        E tem mais: Van Persie, por exemplo, tá improvisado. Se alguns atletas holandeses não são craques, são o que há de melhor pro país. Ao contrário da Seleção Brasileira, na qual bons jogadores e até craques foram preteridos por jogadores medianos em nome de uma “coerência”.

      • claudio(xina)lemos disse:

        Uai serelo porque o Van Persie esta improvisádo se ele esta joga de centroavante.

      • Hugo 5erel0 disse:

        Van Persie é melhor na ponta. Bem melhor.l

      • claudio(xina)lemos disse:

        Não sei onde ele joga de ponta, no arsenal sempre foi centroavante, mesmo jogando com o adebayor.

      • Hugo 5erel0 disse:

        Errado. No Arsenal, sempre foi ponta. Sendo algumas vezes improvisado de centroavante. Tá bom, pode-se admitir que não esteja definitivamente imrpvisado como centroavante na seleção holandesa. Mas ele é bem melhor na ponta e só está de centroavante porque não há outro melhor. Huntelaar é fraco demais.

      • Bruno Pontes disse:

        Improvisado ou não, o ponto é que comparar com os times gloriosos do passado é cruel. O Van Persie pode jogar do jeito que ele quiser que não chega aos pés de um Van Basten. E o Van Persie foi ponta até a temporada 08/09. No último ano, após a saída do Adebayor, jogou a temporada inteira de centro-avante.

    • Hugo 5erel0 disse:

      Não entenderam o que o Cruyff quis dizer… Analisando a tradição brasileira, essa Seleção deixa muito a desejar. Particularmente, discordo um pouco pois há craques como Kaká e Luís Fabiano. Mas deixar Ronaldinho Gaúcho de fora e chamar Júlio Baptista ilustra bem a crítica do Cruyff.

      • Bruno Pontes disse:

        Sei que isso é uma discussão separada, que rende muito assunto, mas só um pitaco meu: Ronaldinho Gaúcho num tá jogando nada. A imprensa brasileira fez parecer que na Europa acharam que ele devia ir pra Copa. Isso é mentira. Não conheço absolutamente ninguém na Europa que acha que ele deveria ter sido convocado.

      • Bruno Pontes disse:

        No fim das contas, muita gente ficou indignada porque Gaúcho, Ganso e Neymar não foram convocados. Como eu já disse, Gaúcho não unanimidade em lugar nenhum. Ganso acabou de operar o joelho, mas isso a imprensa não fala. E Neymar, convenhamos, seria uma convocação bem discutível mesmo. O que me parece é que a arrogância brasileira impede os torcedores de enxergarem a realidade: o Brasil não tá com essa sobra toda de craques não. E usam Gansos e Neymares da vida pra tentar esconder isso. É mais fácil acreditar que o técnico é “bu.rro” e convocou mal do que enfrentar a realidade.

      • Hugo 5erel0 disse:

        Eu não concordaria com a convocação de Neymar. A de Ganso, sim. A de Ronaldinho também. E quando Dunga deixou Ganso de fora, não foi por causa de contusão.

      • Bruno Pontes disse:

        Você tem as suas opiniões, Hugo. E cada um convocaria um ou outro. Mas, mais uma vez, você responde parte da mensagem e deixa o ponto principal de fora. O Brasil não está “transbordando de craques” e o Dunga não chamou um “bando de grossos” deixando os craques todos de fora.

  5. claudio(xina)lemos disse:

    Que inveja do Celular.

  6. claudio(xina)lemos disse:

    Cruiff é o maior corneteiro do futebol mundial. La “riquelme” é sensacional, fiquei com uma inveja danada do celular dela.

  7. claudio(xina)lemos disse:

    Cruiff é o maior corneteiro do futebol mundial. La “riquelme” é sensacional, fiquei com uma inveja danada do telefone movel dela

  8. Walterson disse:

    O Schweinsteiger é da Arrentina? Quando vi a declaração do Marafona só me lembrei do coice no Batista, que tinha acabado de entrar no jogo. O patricinho luso se phodeu. A Riquelme poderia ser conratada pelo Cruzeiro pois garanto que ela bate um bolão. E o Walfritz tá pra lá de Bagdá.

  9. Damas disse:

    Cruiff está igual ao meu saudoso pai, que não se cansava de falar: “ah que saudades de Kafunga, Murilo e Ramos….” Futebol hoje tem outra atmosfera, a bola faz mais curva, a chuteira aumenta a potência do chute, etc. etc. Gostei demais da laranja mecânica, porém com aquele esquema hoje em South Africa a Holanda já estaria fora da copa desde a semana passada. Cruiff me decepcionou com esta opinião asnática!!!

    • Bruno Pontes disse:

      E, não vamos esquecer de uma realidade cruel: Cruijff encantou o mundo com seu futebol, mas perdeu. E para a pragmática, porém eficiente Alemanha.

      • Hugo 5erel0 disse:

        Alemnha de 74 tinha muitos talentos individuais. Sepp Mayer, Beckembauer, Muller, Vogts, Rumenie e Breitner eram mais talento que pragmatismo.

      • Hugo 5erel0 disse:

        Pela final que vi, a Alemanha jogou um futebol muito bonito de se ver.

      • Bruno Pontes disse:

        Sim, mas quem “encantou” foi a Holanda. É consenso de que a Holanda praticava futebol mais vistoso e ofensivo que a Alemanha. Quem tá cobrando futebol bonito dos outros foi quem perdeu. O Beckembauer, até agora, não reclamou de futebol eficiente de ninguém. E mais engraçado é o Cruijff citar Zico, Falcão e Sócrates. É o culto ao futebol “bonito que perde”.

      • Hugo 5erel0 disse:

        Também citou Tostão e Gérson. É o culto ao “bonito que ganha”.

      • Bruno Pontes disse:

        Tostão e Gérson jogavam praticamente outro esporte do que é disputado hoje, Hugo. Ficar lembrando craque de 70 pra comparar com as seleções atuais é surreal. O Brasil não tem mais um Gérson, mas por um acaso alguém tem? É ridículo falar que a seleção de hoje não tem esses caras. Como a Holanda, Alemanha, Argentina, Itália não têm os craques que tinham antes. O argumento só serve pra nossa? E o ponto da minha mensagem nem foi esse. Só chora quem perde, já percebeu?

      • Hugo 5erel0 disse:

        Entendo, Bruno. O que eu acho é que há jogadores em melhores do que alguns dos convocados. E alguns melhores que alguns titulares. Ronaldinho Gaúcho não vive o ápice da carreira, mas não vive um mau momento, não. Ele ou Ganso (não sei direito sobre a tal contusão) seriam bons reservas. Também acho que Ramires e Nilmar deveriam ser titulares há um bom tempo.

      • Bruno Pontes disse:

        Sim. O meu ponto é que isso é a sua opinião. E que eu tenho outra e cada um aqui escalaria um time diferente. E ainda que eu não chamaria os mesmos que o Dunga chamou, acho um exagero pintar nosso time como um time de “grossos”.

  10. matheus t penido disse:

    Crujjif é um mala e Maradona um palhaço. Aí só se salva mesmo a Riquelme.

    • Elias disse:

      Não deixa de ser. Este menino me proporcionou uma das grandes emoções da minha vida de torcedor, ao resgatar o brilho das 5 estrelas da minha camisa azul, humilhada pelos 4 x 0 do campeonato da pizzaria. Sapecamos 2 x 0, com um golaço aço aço dele de cabeça( normal) e um de Guilherme. E jogamos “xixi” no chopp da ala rosada com um time de meninos que não afinou nem pediu o boné com o PAutuori. Portanto, a despeito de achar que precisamos de um zagueiro PRÁ JOGAR JÁ não estranharei se o Wellington mandar bem…

    • Damas disse:

      Né por nada não, mas a Riquelme tem mais peito para encarar um campeonato brasileiro.

    • Humm disse:

      Lembro que o Jairzinho jogou no Botafogo e fez o maior sucesso aqui. Estava mesmo precisando de algo pra me animar. Não vou mais cancelar meu sócio torcedor.

  11. Rogério disse:

    Dá-lhe Paraguai!!!!!!!!!!!

  12. Elias disse:

    Acrescenta mais essa ai: “Pé-frio, Mick Jagger agora é Brasil”.

  13. Renato-SP disse:

    O galera, me adianta aí. O Riquelme vem ou não vem? Tô meio apertado aqui no trabalho e nãop consigo acessar toda hora.

  14. mariana disse:

    1- A Holanda tá jogando um bolão né? 2- Maradona? Passo.
    4- A tocida do CEC é assim tb. 7- Walfrido tem direito a no mínimo uns 15 posts sobre a Copa, vai voltar cheio de histórias pra contar. Se lembrar claro! 10- Tem o C. Ronaldo facts, engraçadíssimos. 14- Renato MP é um chato, mas concordo com ele. 15- Nunca vi nem foto dessa aí, do Paraguai só conheço o Roque Santa Cruz!hehe

  15. Elias disse:

    Como previsto aqui, o Ramires é a nova coqueluche do mercado da bola. Inter X Real Madrid disputam o grande jogador…algo em torno de E$ 30 mi…raios, raios duplos, raios triplos!!!

  16. Elias disse:

    5erel0 —> Arisão vem passar o Festival de Inverno aqui e vai levar sua blusa. E o tênis do Mauricio. Imagino que vc já virou picolé…rsrsrs

  17. Elias,
    Maicon também está comentadíssimo… o Real quer levar a Inter de Milão não quer deixar.
    O preço de ambos é da ordem de 30 M Euros ou seja R$ 68 milhões cada um deles.
    O Cruzeiro deverá pegar uns 3% de compensação de cada um deles e o Criciúma pega 2% Maicon enquanto o Joinville pega uns 2% do Ramires.
    OU seja, nesta transferências o Cruzeiro pode vir a por a mão em quase R$ 4 milhões….
    Uma pena não ter como segurar os caras no Brasil.

    • Elias disse:

      Pois é João. Deveriam pelo menos segurar uma parcela dos direitos. As vendas entendo como impossíveis de não serem realizadas. Agora, uma espécie de “reserva técnica” cairia bem pacas…

  18. Rogério disse:

    Pelé e Maradona sempre foram melhores com a bola no pé do que o microfone na boca.

    • Hugo 5erel0 disse:

      Eu discordo totalmente desse discurso sobre Pelé. O cara nem sempre acerta, mas não sai falando besteira assim, não. E é sempre educado e respeitoso com todos.

      • Rogério disse:

        Pelé já falou muita bobagem também, mas claro, não chega nem aos pés do Maradona neste quesito, como o Maradona nunca chegou aos pés do Pelé com a bola no pé.

      • Hugo 5erel0 disse:

        Eu sei, Rogério. Mas é que eu não acho que o Pelé fale tanta bobagem como dizem. Pô, o cara vive ajudando muita gente. É exemplo de saúde pra todas as gerações. Ninguém nunca viu o cara em mesa de bar ou gandaiando na noite. Na moral, eu curto o Pelé.

  19. Pedro disse:

    Que chatura. Dois dias sem copa é f.oda.

  20. Rogério disse:

    A resposta de Dunga a Crujiff.

    -” Ele (Cruyff) deve ter ingresso de graça. Por isso ele não paga. Ele pode escolher as partidas para ver. Na democracia você escolhe os jogos que quer e vai assistir. Ele deve ter ingressos de graça da Fifa e por isso não vai comprar.”

    • Rogério disse:

      E perguntado se pagaria para ver jogo da Holanda, Dunga respondeu que é pão duro, veria pela televissão.

    • Hugo 5erel0 disse:

      Ver Felipe Melo, Michel Bastos, Josué e Júlio Baptista? Nem de graça.

      • Rogério disse:

        Achei a resposta do Dunga muito sensata, não polemizou, parece que tá aprendendo.

      • Hugo 5erel0 disse:

        Se ganhar a taça, arrisca chamar o Cruyff de ca.gão, há-há.

      • Rogério disse:

        Como dizem no interior. ” Guardou a boca dele para comer farinha”.

      • claudio(xina)lemos disse:

        Eu cansei de ver o Felipe Melo jogar no Cruzeiro e acho que ele esta jogando muito bem. Josué é reserva assim como o Júlio Batista, o Michel Bastos esta se esforando bastante, se, vc analisar que ele se destacou como ala no figueirense, que joga no lyon de meia direita e esta jogando na lateral esquerda, vc vai ver que sua má vontade é que esta matando o coitado. Eu pagaria para ver o Júlio Cesar, o Maicon, o Lúcio, o Juan, pelo que jogou contra o Tchile o Gilberto Silva, o Kaka, o robinho o luiz fabiano, se pago para ver estes oito os outros já estão pagos.

      • Rogério disse:

        Por mais incrivel que isso possa parecer, o Xina tem razão..

      • Hugo 5erel0 disse:

        Felipe Melo tá jofando tão bem que o Dunga teve que queimar uma alteração com ele já no primeiro tempo contra Portugal. Tá jogando tão bem que não fez falta nehuma (nos dois sentidos) contra o Chile. Michel Bastos se destacou no Figueirense. Que bom. Mas, e daí? Isso o credita a jogar na seleção numa posição que nem é a dele? Se conseguisse dominar a bola já seria uma vanço. Josué e Júlio Baptista são reservas mas já jogaram e desfilaram a ruindade. Não deveriam nem ter sido convocados.

      • claudio(xina)lemos disse:

        Putz, não sei se vc assistiu Brasil e Portugal, mas o Felipe Melo foi substituido por contusão, mas vc não deve ter visto o jogo, ou então tava com o cabelo no olho na hora da jogada e não viu. Como o cabelo atrapalha, deixa para lá, não vale a pena discutir. O cara esta discutindo convocação dos jogadores nas quartas de final da Copa. Muda o disco.

      • Bruno Pontes disse:

        Felipe Melo era um dos melhores em campo até ser substituido. Pode não ser o melhor volante do Brasil, mas querer o pintar como um grosso mostra que a análise é motivada por birra. Ele tem um problema sério com disciplina, que realmente é um perigo. Mas com a bola nos pés, é sim um bom jogador.

      • Damas disse:

        Hugo Kfouri.

      • Hugo 5erel0 disse:

        Um dos melhores em campo????? Tava na cara que seria expulso antes do primeiro tempo. Tava totalmente destemperado. E recebeu uma entrada criminosa do Pepe totalmente merecida. Ele foi muito mais violento em lances anteriores. Felipe Melo tem técnica, não nego. Mas também é destemperado e covarde.

      • Hugo 5erel0 disse:

        Um dos melhores em campo????? Tava na cara que seria expulso antes do primeiro tempo. Tava totalmente destemperado. E recebeu uma entrada criminosa do Pepe totalmente merecida. Ele foi muito mais violento em lances anteriores. Felipe Melo tem técnica, não nego. Mas também é destemperado e co.var.de.

  21. Binho disse:

    Pois comparar Holanda com Brasil é covardia. A população que um e outro tem é de diferença astronômica em termos numericos. Pessoalmente acho que O Brasil não passa por eles. Acho que amanhã saimos da copa. Isso é apenas achismo e intuição. Não teria porque torcer contra o Brasil e ver meus amigos, familiares e minha nação, tristes. Só acho que o futebol da Holanda é mais consistente que o nosso.

    • claudio(xina)lemos disse:

      Binho Brasil vai jogar de Azul acho que vai dar sorte, acho que o Brasil tem mais possibilidade de ganhar o jogo pelo mesmo motivo que vc acha que a Holanda vai ganhar. A consistência do time, acho o quinteto defensivo do Brasil muito forte, Júliio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos e Gilberto Silva, estão jogando muito nesta copa, quer dizer o Michel Bastos não, mas dá conta do recado, já a defesa da Holanda nem tanto, Gio, já esta velho e sem velocidade, Boulharuz,Heitinga, e mathijsen são bem duros e meia boca, não sei se aguenta a velocidade do ataque brasileiro. Mas isto é apenas a minha impressão, como vemos os comentários cada um vê uma coisa.

      • Gleyton disse:

        Aí cê disse tudo. Estamos acostumados a considerar como craques apenas jogadores de ataque ou meia, por isso a dificuldade em reconhecer as qualidades do atual time brasileiro. Na minha opinião Lúcio é um craque na posição, Juan ídem. Os dois sozinhos já mereceriam maior respeito por parte de Cruyff. Por que se defender bem, manter a posse de bola e não oferecer espaços ao adversário tem que ser sinônimo de futebol feio? Pelo contrário, eu já vi belíssimos desarmes dessa dupla de defesa brasilera nesta Copa.

      • Damas disse:

        Pois eu sou Brasil e dou 1 gol de frente com convicção. Valendo uma caixa de Original para ser sorvida na primeira oportunidade. Quer vir, vem, meu amigo Binho.

      • Bruno Pontes disse:

        To com o Damas. Amanhã vocês vão conhecer a zaga holandesa.

      • claudio(xina)lemos disse:

        Eu conheço Bruno, por isto escrevi o que escrevi.

      • Leo Vidigal disse:

        Se jogar o que jogou contra o Chile… Fica ruim pros holandeses.

  22. claudio(xina)lemos disse:

    Dida se despediu do Milan depois de Dez anos, depois de conquistar UEFA champions ligue pegando penatis na final, depois de ser campeão mundial e várias vezes campeão italiano. Deve voltar a jogar no Brasil, ainda bem que as frangas contrataram o fábio costa, não gostaria de ver o Dida nas frangas. Deve ir para sccp ou santos.

    • mariana disse:

      Tb não ia gostar nem um pouco de ver o Dida nas galinhas, aliás sempre que falo dele tenho ótimas recordações… Grande Dida!

      • Hugo 5erel0 disse:

        Também tenho lembranças emocionantes do Dida. Marcou minha vida e a de muitos. Um craque. Um dos maiores goleiros que vi jogar e meu primeiro ídolo na infância.

  23. joao novaes disse:

    da desanimo ver o perrela ficar enrolando a torcida em contrataçoes!
    temo muito pelo time no brasileiro?estou errado?pessimista?

    • claudio(xina)lemos disse:

      Vamos aguardar joão, vamos aguardar, se não chegar ninguém sou obrigado a concordar com vc, quanto à enrolar a torcida, não concorda que ele esteja enrolando, só ler as reportagens para ver que não simples especulações.

      • Damas disse:

        Xina: entre no http://www.ole.com.ar e bata no escudo do Boca. Lá tem a história do Riquelme.

      • Binho disse:

        Cê tá atrevido demais dando um gol de lambuja, nobre Damas. Concordo que a defesa é ótima, mas tomamos dois gols de times bem fracos nessa copa. Amanhã enfrentamos o melhor ataque de todos até aqui. Aí é que veremos se nossa defesa é isso tudo mesmo. Pra mim GSilva é fraco assim como MBastos, JBatista, Daniel Alves. Não quero dizer ruins, mas não entraram na copa até hoje. Sinceramente estou muito preocupado. Ramires teria que jogar e jogaria, se não fosse tão estúpido. Está fora por ter feito 2 faltas desnecessárias no meio campo.

      • Damas disse:

        Este povo treme quando vê a canarinho pela frente. G. Silva está na seleção até as oitavas, junto com o Lúcio (os 2 únicos brasileiros).

      • Hugo 5erel0 disse:

        Esse povo treme é quando vê o Felipe Melo pela frente. Manda os holandeses reforçarem as canelereiras.

  24. simone b de castro disse:

    Essa do Crujiff foi de chorar! Que desrespeito com a seleção brasileira!

  25. Naldo disse:

    O Crujiff esta doido para ver a Holanda eliminar o Brasil, e pode ser nas penalidades. Que papo bravo é este de vergonha? O Brasil esta lá pra para buscar o caneco como estavam as 32 Seleções.

  26. Naldo disse:

    Parece que certos ex-jogadores gostariam que o futebol tivesse parado junto com eles.

  27. Jorge Santana disse:

    Alguém tem de lembrar ao Cruijff, que ele não foi campeão. Rebolou, deu totó daqui, totó dali, rodopiou, balançou, fez isto e aquilo, mas no final teve de assistir o Beckembauer levantar o caneco. Simples assim. E tem mais: Dunga levantou o caneco, ele não.